quarta-feira, 14 de março de 2012

Ultrapassagem pela Direita

Não tem qualquer resquício de inteligência a legislação que multa veículos que ultrapassam pela direita em rodovias.

A obrigação de qualquer motorista é dirigir pela direita, utilizando a pista esquerda somente para ultrapassagens. Feita a ultrapassagem, o motorista deve retornar para a pista à direita.

Imagine a situação: uma estrada com limite de velocidade de 100km/h; você está na pista direita a 80km/h, e um pouco à frente e à esquerda segue um imbeciliota a 60km/h. ATENÇÃO: pela legislação de trânsito, você não pode prosseguir!!! Está abaixo do limite de velocidade, está na pista da direita – a correta – mas não pode prosseguir! Você precisa:
i) reduzir a velocidade;
ii) passar para a pista à esquerda, atrás do imbeciliota;
iii) piscar o farol para ele, que está a 60km/h;
iv) dar seta à esquerda pedindo passagem; e
v) se aproximar, até que o imbeciliota se digna a muito lenta e mal-humoradamente sair para a pista à direita. É o fim da picada: você estava fazendo tudo certo, e é forçado pelo código de trânsito a ser prejudicado por um imbeciliota que estava fazendo tudo errado – e sem que ninguém ganhe absolutamente nada com isto!

Não faz a menor diferença estar no limite de velocidade daquele trecho da estrada; isto não gera um “direito” de seguir pela pista à esquerda. Ninguém é guarda, regulador ou limitador de trânsito; se o outro motorista quiser ir acima da velocidade máxima – talvez por ter uma Mulher dando à luz no carro, ou por estar transportando algum acidentado, ou mesmo por ser um daqueles completos idiotas que acham que “dirigir bem é correr” – o problema é dele. Se não estiver ultrapassando, ninguém tem o direito de – e nem motivo para – dirigir à direita e atrapalhar os outros.

Note-se que não estamos defendendo as ultrapassagens pela direita, mas sim que o responsável por elas é outro. O correto e racional seria que quem é ultrapassado pela direita fosse multado. Com isto, nunca mais teríamos imbeciliotas dirigindo desnecessária e morosamente pela pista da esquerda.

É tão simples.

Tão óbvio.

Tão completamente óbvio.


(mar/2012)

4 comentários:

  1. Marcio, meu caro, você assistiu aquele filme "Tudo pode dar certo" (Whatever works), do Woody Allen? Esse seu post e outros parecidos me lembram o Boris e sua teoria sobre pena de morte. Assista e me diga se não é verdade. Bj Valéria

    ResponderExcluir
  2. Já vi o "Whatever Works" e adorei, mas não me lembro da teoria sobre a pena de morte. Qual é?

    ResponderExcluir
  3. Que deveriam ser condenadas à pena de morte as pessoas que não recolhem a sujeira de seus cachorros na rua, que andam de bicicleta na calçada e que chamam suas mães de 'mamãe'.

    ResponderExcluir
  4. Entre outros!
    Entre MUITOS outros!
    (Nota: eu chamo a Mamãe de "Mamãe"...)

    ResponderExcluir