domingo, 8 de abril de 2012

É só um Jogo


Toda vez que vejo torcedores se esganiçando, jurando amor eterno a seus Clubes de coração, urrando “é raça!!!” com olhos esbugalhados e o rosto vermelho e inchado de sangue, querendo tatuar o escudo de seu time no peito ou – pior de tudo – brigando por causa de futebol, me lembro de “Fever Pitch”.

Este filme de 2005 com Jimmy Fallon e Drew Barrymore, chamado “Amor em Jogo” no Brasil, traz uma das cenas mais racionais e maduras a respeito dos esportes de competição – e, por isto mesmo, uma das mais ignoradas.

Jimmy Fallon faz o papel de um torcedor completamente alucinado pelo Boston Red Sox, time americano de baseball.

A cena que me marcou se passa após uma derrota de sua equipe. Ele está completamente devastado em um bar, sem fome e sem ânimo, arrasado e se lamuriando com um amigo. De repente nota que alguns jogadores do time estão em uma mesa próxima, comendo e conversando animadamente. Ele fica completamente transtornado – “como é possível que estejam assim, como se nada tivesse acontecido?!?” – e vai se levantando furioso para interpelá-los e tirar satisfações.

O Amigo o segura e interrompe o movimento, e faz a constatação definitiva:
- “Porque tudo isto? It’s just a game!”

É isto, galera. It’s just a game. Infelizmente as torcidas perderam este (bom) senso de leveza, de inconseqüência, de espírito esportivo. Só me resta especular que isto talvez seja reflexo de vidas vazias, de falta de objetivos concretos, de coisas realmente importantes na existência do elemento. É uma pena ver tamanho dispêndio de energia por algo que, no limite, não faz a menor diferença.

It’s just a game...


(abr/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário