segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sugestão a uma Nutriconista


Caso você seja Nutricionista, tenho uma sugestão a dar.

Mesmo se trabalhar em uma enorme Empresa e cuidar de um Restaurante daqueles que chegam a servir mais de 3 mil refeições por dia, e se ainda for responsável pela administração do Restaurante da Presidência & Diretoria, e ademais cuidar da Lanchonete, coquetéis, eventos, e muitos etcs.

Porque sou capaz de apostar que as pessoas te abordam como se você fosse um Consultório ambulante e disponível, com perguntas do tipo “simplesinha e rapidinha” sobre suas dietas, pesos, formas e hábitos. Ou então ficam com receio  de sua opinião ao comerem em Festas e Jantares; ou ainda a própria Anfitriã se preocupa com o que você pensa sobre a comida servida. Como se você as julgasse...

Assim, não me surpreenderia se você preferisse não ser apresentada como Nutricionista, principalmente em Eventos sociais.

Mas tenho uma sugestão, e ela se aplica principalmente para quem te procurar para definir um Programa de Alimentação. Baseia-se em uma cuidadosa, longa, criteriosa e diária observação do confiável Universo Amostral de que disponho: eu mesmo. Afinal, você certamente virá a ter um Consultório, pois suas observações pessoais são sempre sábias e preciosas.

Refiro-me à comida fora de hora, especialmente aquela antes de dormir.

Sempre tive fome (ou vontade de comer) tarde da noite. Sou de opinião que a dúvida que mais se repete ao longo de nossas existências – ao menos da minha – é: “comer com sono ou dormir com fome?” Esta questão me assombra desde a adolescência, portanto observo este comportamento há cerca de 15 mil dias.

Li certa vez que a vontade de comer antes de dormir – notadamente nas noites de domingo – seria derivada de Ansiedade. Insatisfeita com o que teve ao longo do final de semana que está acabando, a Pessoa quereria ainda um pouquinho mais, e a Comida serviria para mitigar tal sentimento. “Mais uma dose? É claro que eu ‘tou a fim...”

A este motivo (que me parece correto) acrescento que o fato de que dormir tarde certamente leva o Organismo a necessitar alimento, afinal já se terão passado muitas horas desde a última refeição.

Desta forma, Cara Nutricionista, minha sugestão é simples: recomende a quem te procura que durma cedo. Além de ser um hábito obviamente saudável, evita uma refeição (normalmente composta por porcarias salgadas ou porcarias doces, ou provavelmente ambos) desnecessária, que é causada por Ansiedade. Dormir cedo emagrece!

E meu muito obrigado por seus Conselhos sempre preciosos!


(SP, fev/2016)

Um comentário:

  1. Conheço pessoas que não dizem sua profissão quando são apresentadas em reuniões sociais. Um membro de minha família que é medica, diz que é geóloga; uma amiga que é defensora publica diz que é professora primária... Advogados, Médicos etc... sempre sempre encontram uma maneira de não aparecer. senão cada reunião social passa a ser uma consulta

    ResponderExcluir