segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A Regra é Burra!


Em 25 de novembro de 2018, o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA é derrotado em São Januário pela SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, resultado que torna o Visitante Campeão Brasileiro e coloca em risco a manutenção do Anfitrião na Primeira Divisão no ano seguinte.

O goal da vitoria palmeirense é assinalado por um Jogador que, conforme se pode ver na Imagem amplamente divulgada, está à frente do último Defensor e portanto está IMPEDIDO.

Imagem do momento do passe do Jogador à esquerda

Mas... não! Surgem os Entendidos de plantão e “esclarecem” que o Jogador NÃO estava impedido, pois “não participava do lance”: a bola foi para um outro que então a passou a ele, que – agora desimpedido – finalizou para a rede.

E todos se unem em um mugido compungido – afinal, “é a Regra”.

Gostaria de entender o quê significa alguém não estar em posição de impedimento no meio da Área, por “não estar participando do lance”.

Significa então que os Beques e o Goleiro não precisam dedicar-lhe atenção, pois “ele não está participando do lance”?

Não desvia a atenção da Defesa porque “não está participando do lance”?

Ainda pior: um Zaqueiro que esteja na bandeirinha de corner não está participando do lance, mas tira o impedimento de qualquer Atacante!

Um Zagueiro precisa marcar os Atacantes, não pode se dar ao luxo de somente ir atrás de quem “está participando do lance” no entendimento volúvel de Juízes e Bandeiras. Um Atacante no miolo da Área obviamente está por definição participando do lance! Tanto é que o Cara fez o gol!!!

Tal defesa da validade do lance é puramente retórica e acadêmica, um farrapo de pretexto para justificar uma situação absurda; pode ser boa para Boteco sem assunto, mas impraticável para quem precisa decidir em fração de segundos qual Atacante vai marcar e qual vai deixar de lado.

Acho inacreditável que se possa repetir, se escudar e defender uma Regra tão completamente estúpida.

Mas enfim, parabéns ao Atleta que fez um goal sem estar impedido porque não participou do lance.


(Ipanema 20181125)

9 comentários:

  1. Quando a regra demanda interpretação, acontece isso.
    Eu entendo que se a bola é lançada para um jogador que, no momento do passe, não tenha pelo menos 2 jogadores adversários entre ele e a linha de fundo, está impedido.
    Mas isso já deu as maiores confusões.
    No caso, me parece que a bola não foi lançada para o autor do gol e esse último recebeu o passe do jogador que estava à sua frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que o Jogador que fez o goal “não estava participando do lance” é uma interpretação bastante elástica e complacente...

      Excluir
    2. É claro / óbvio que estava participando!

      Excluir
    3. Interferência na jogada
      O simples fato de o jogador estar em posição de impedimento não implica a marcação automática da infração. O árbitro só deve apitar tiro livre indireto, paralisando o jogo, quando o jogador interferir ativamente com a jogada em curso porque uma das três condições abaixo se cumprir:

      Condição 1: O jogador participa ativamente da jogada - ao receber um passe ou tocar a bola, mesmo involuntariamente; ou
      Condição 2: O jogador obtém vantagem de sua posição - ao aproveitar um rebote direto do chute, ou
      Condição 3: O jogador atrapalha ativamente um adversário - porque obstrui sua visão, impede seus movimentos, ou o engana com uma finta de corpo.

      Desde 2005, a FIFA determinou novos direcionamentos para a interpretação da lei do impedimento que foram testadas pela primeira vez na Copa das Confederações daquele ano. A nova recomendação, aprovada pela IFAB, visa definir de forma mais precisa os três casos. As novas decisões são as seguintes:

      Interferir com a jogada significa: jogar ou tocar a bola passada ou tocada por um companheiro de time.
      Atrapalhar ativamente um adversário significa: impedir um oponente de jogar ou bloquear claramente a linha de visão ou movimentos do oponente, ou ainda, fazer um gesto ou movimento que, na opinião do árbitro, irrite ou atrapalhe um oponente.
      Ganhar uma vantagem por estar em posição de impedimento significa: estando em posição irregular no momento do chute ou passe, aproveitar o rebote de bola que bate na trave, no travessão, ou que rebate diretamente de um oponente.

      Excluir
    4. A regra fala em "interferir ativamente".

      Excluir
    5. Até 2005, o jogador participava ativamente da jogada ao receber um passe ou tocar a bola.
      Atualmente não existe mais essa coisa de "participar da jogada".
      Pela regra vigente, se mesmo em posição de impedimento o jogador não tocar na bola lançada pelo companheiro, não está impedido.

      Excluir
    6. Quanto mais tentam simplificar, mais complicado se torna.

      Excluir
    7. Agradeço os esclarecimentos!
      Apenas ressalto que eu não disse que a Regra foi desrespeitada, mas sim que ela é Burra!

      Excluir