quarta-feira, 9 de junho de 2010

Erro De Direito

No final de maio aconteceu em uma das semi-finais da Copa do Brasil um lance que expõe a ignorância a que estamos todos sujeitos.

Existem dois tipos de erros na arbitragem do Futebol: erros De Fato e erros De Direito.

Um Erro De Fato acontece quando o Juiz não vê algo que tenha acontecido: um gol com a mão, um impedimento não notado, uma falta com visão encoberta. É um Erro De Fato: o fato ocorreu de forma diferente para o Juiz, daí ele não tê-lo assinalado. Mas, dentro de sua interpretação, ele estava cumprindo a regra. Este tipo de erro não leva o Juiz a qualquer penalização, ou a qualquer alteração no resultado que foi registrado na súmula.

Já um Erro De Direito, raríssimo, acontece quando o Juiz vê alguma coisa, reconhece que viu, e aplica a regra de uma forma diferente do que o que a própria regra diz. Constatado um erro de direito, um jogo pode ser anulado.

Tivemos um claríssimo Erro De Direito no jogo Vasco da Gama 3 x 1 Vitória.

No primeiro tempo um jogador do Vitória seguia na direção do gol do Vasco tendo apenas o goleiro adversário entre ele e a meta. Um beque atrapalhou-se ao tentar tirar a bola por trás, e o jogador do Vitória se projetou no ar e caiu, tudo isto dentro da área. Não interessa se houve ou não intenção, se houve ou não dramatização do atacante: o Juiz viu falta, e marcou o pênalty. E mais, como o defensor do Vasco era o último homem (além do goleiro), ele ainda foi expulso. Como diz a regra.

No segundo tempo, a situação se inverteu. Um jogador do Vasco seguia na direção do gol adversário tendo apenas o goleiro do Vitória entre ele e a meta. O atacante passou pelo goleiro, e foi então derrubado por ele. A situação era portanto ainda pior do que a do 1º tempo, pois depois do goleiro não havia mais ninguém! O Juiz novamente deu o pênalty. Ou seja, ele viu a falta. Mas deu apenas um cartão amarelo para o goleiro do Vitória! Ele contrariou a regra!, a mesmíssima regra que ele conhece e que aplicou no primeiro tempo, e que determina que deve ser expulso um jogador que seja o último homem e que cometa falta em adversário segue na direção do gol com a bola dominada e com reais chances de gol. O Juiz não pode sequer alegar que não viu a falta, pois marcou o pênalty e ainda deu um cartão amarelo!

O Juiz cometeu portanto um Erro De Direito. O Vasco foi prejudicado (pois necessitava vencer por 3 gols de diferença); mas nenhum comentarista esportivo notou, nenhum membro da Comissão de Arbitragem notou, nenhum dirigente do Clube prejudicado botou a boca no trombone (se bem que este Clube já foi pesadamente prejudicado em outras escaramuças arbitrais vergonhosas no ano passado, daí um possível receio em levantar o escândalo contra a comissão de arbitragem).

É nas mãos destes profissionais - que demonstram não conhecerem a fundo as regras do esporte que são pagos para comentar, administrar ou conduzir - que nós, torcedores e consumidores, estamos.

(jun/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário