segunda-feira, 28 de junho de 2010

HP19BII

Fiquei entusiasmado quando a Hewlett-Packard lançou a calculadora 19BII, na segunda metade dos anos 70. Programável e com avançadíssimas funções estatísticas e de cálculos temporais e financeiros, a calculadora era tudo que um graduando em Engenharia apaixonado por lógica poderia desejar.

O Tio LF viajava bastante ao exterior, e tive a cara dura de lhe fazer uma encomenda, que ele aceitou com prazer. Compartilhando o entusiasmo, ele chegou até mesmo a me telefonar da Europa para dizer que tinha comprado o acepipe, e que o estava trazendo para o Brasil.

Mas a calculadora nunca chegou. Ele colocou o pesado Manual na mala que seria despachada, e a preciosa 19BII na maleta de mão - que foi roubada no Aeroporto de Zürich. Assim, quando o Tio LF chegou ao Brasil às vesperas de um Carnaval no qual eu ia viajar para sua Fazenda, a única coisa que ele pode me entregar foi o Manual.

Levei o Manual para a Fazenda, e sentado à beira da piscina comecei a ler. "Se você é como a imensa maioria das pessoas e não gosta de ler manuais, sugerimos que leia ao menos o Capítulo 1 com as noções básicas e gerais, e que consulte o restanto deste manual à medida que houver necessidade ou quando surgirem dúvidas. Mas se você é um daqueles que gostam de ler manuais, regozije-se: este livro foi feito para você!". Seguia-se a leitura do mais espetacular Manual que já li em toda a minha vida, com verdadeiras aulas teóricas e práticas de Estatística, Programação, Finanças, Matemática e montagem de gráficos (simples). Passei todo aquele Carnaval lendo o benfazejo Manual sentado à beira da piscina, sem a calculadora, e nunca esquecerei o conhecimento adquirido e nem o quanto gostei daqueles dias.

Mas isto não é o principal desta história. Na viagem seguinte o Tio LF trouxe uma outra peça, e pude finalmente colocar em prática tudo o que tinha lido. Perguntei então a ele quanto lhe devia (na época a calculadora devia custar uns US$280). A resposta foi primorosa:
- "Existem dois lados quando alguém faz alguma encomenda em uma viagem. Um é o lado chato, que é procurar, comprar, trazer. E há também um lado agradável, que é dar o presente. Ao querer pagar a calculadora, você está querendo me tirar o lado agradável, e só deixar o lado chato!"

Genial, Tio. Lição para toda a vida.

E muito obrigado pela calculadora (e o Manual)!

(jun/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário