sexta-feira, 1 de abril de 2011

Talpidae Curiae

Uma enorme lição de humildade para um Engenheiro é assistir à transmissão ao vivo de uma sessão plenária do STF em meio a um entusiasmado grupo de Advogados lá representados por um ícone da profissão.

Eu vivi tal situação, e confesso que não entendia absolutamente nada do que ia sendo dito. Após a sustentação vieram as réplicas, tréplicas, pareceres e votos, e eu nem mesmo sabia se a posição dos demais contendores era favorável ou contrária àquela que defendíamos!

Ao menos o evento serviu para que eu aprendesse o significado da expressão “Amicus Curiae”, ou “Amigo da Corte”: era esta a posição que o tal grupo de Advogados ocupava na plenária. O “Amigo da Corte” é uma parte não diretamente envolvida em um caso, que no entanto se oferece a participar de um processo jurídico para acrescentar dados, visões, insights e pareceres. Enfim: para enriquecer tal processo.

Fora esta migalha de saber, eu me senti um completo Analfabeto em meio a uma sessão da Academia Brasileira de Letras. “Quanto mais sei, mais sei que nada sei” nunca foi mais respaldado do que neste caso. Nada sei, mesmo!

Uma completa e rematada toupeira.

A Toupeira da Corte!

(31/mar/2011)

2 comentários:

  1. Postagem escrita mediante desafio lançado por Wagner Pozzer.

    ResponderExcluir
  2. Desafio cumprido com grande estilo e bom humor! Vamos parabenizá-lo -- na primeira quarta-feira desse mês -- com uma BECA, para utilizá-la nos momentos "talpidae"...rs

    ResponderExcluir