quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os Emos


Alguém com boas intenções me tacha de "emocional". Mas 'boas intenções pavimentam a entrada do Inferno', e me sinto extremamente ofendido. Aproveito portanto para revolver o assunto.

"Emocional" é aquele que deixa que as emoções definam suas decisões. Quando estamos em dúvida entre duas coisas, em geral o Racional está puxando para um lado e o Emocional para outro. Normalmente o Coração quer, mas a Cabeça diz: - “Não! É cagada!”. Alguns demagogos gostam de apregoar a solução facinha e piegas: “faça o que seu coração mandar”. Este é o caminho do comodismo e da ruína: o Coração não é bom para tomar decisões, mas sim a Cabeça. “Siga seu coração” significa: “faça a merda”! A decisão Emocional é uma decisão preguiçosa, fácil de tomar e que não causa sacrifício dolorido a curto prazo – mas é uma catástrofe a longo. Faça, isto sim, o que o seu Cérebro mandar; em pouco tempo seu Coração vai te agradecer.

Já ser "Emotivo" é completamente diferente: é alguém que se emociona com as coisas, mas não se deixando dominar ou levar por elas. Existem e acontecem muitos eventos de fortíssimo conteúdo emocional ao longo de nossas vidas, e se deixar sensibilizar e emocionar por eles nos enriquece e colore. Mas isto é ser Emotivo, e não Emocional.

Cabe ainda espaço para analisarmos o que vem a ser “Emo”. O termo é originário de uma linha musical (“emocore”), mas atualmente no Brasil se refere a uma postura de vida. Em minha forma pessoalíssima de ver, “Emo” caracteriza o visual de todos os Adolescentes nos últimos anos. Embora a maioria rechace o rótulo, dizendo que “emos são os outros”, o visual e as roupas – e principalmente o cabelito cuidadosamente escovado cobrindo generosas partes do rosto – são praticamente iguais para todos: é o look emo. Vão te xingar se você os chamar assim (o termo deriva de ‘emotivos’, que neste caso significa ‘aquele-que-chora-à-toa’), mas que são, são. É tudo igual.

Conclusão: não sou ‘Emocional’, sou ‘Emotivo’.

Portanto, sou Emo!

Piorou!


(abr/2012)

3 comentários:

  1. Concordo com vc.... então cheguei a conclusão que tb sou Emo! E estou muito feliz assim! Bj

    ResponderExcluir
  2. É engraçado que o emo não deveria ser chamado de emo, mas sim de deprê, que é na verdade um esmagamento das emoções.

    ResponderExcluir
  3. Eu já acho que assim como a "cabeça" pode errar, o "coração" pode acertar, eventualmente. A racionalidade não é infalível. O que me parece difícil é detectar quando um ou o outro deve prevalecer...

    ResponderExcluir