sábado, 7 de abril de 2012

Pai Profissional


Um dos mais fundamentais ativos em nossa formação é o Pai Profissional. Tive a felicidade de ter um dos mais espetaculares deste Planeta: FTB, também conhecido como FB.

Iniciei minha carreira profissional como Estagiário de Manutenção em uma enorme fábrica de latas, baldes e tambores metálicos em São Critóvão, no Rio de Janeiro. Após 1 ano fui efetivado como Engenheiro Mecânico responsável pela Oficina Mecânica; e após 1 ano mais fui chamado a ser Assessor do Presidente da Companhia – que tinha 5 fábricas no Brasil – na Matriz, em São Paulo. Considero interessantíssima a história deste convite, mas não irei descrevê-la aqui, devido a minhas características modéstia e humildade. (Sugiro no entanto que você – principalmente em início de carreira – pergunte pessoalmente, pois pode ser bastante útil.)

Nasci para ser Assessor. E lidar diretamente com o Presidente de uma mega-multinacional foi um dos maiores aprendizados de minha vida, pois seu tempo era absurdamente precioso. Eu fazia extremamente complexos e intrincados estudos financeiros de budget, planejamento, projeções, investimentos em novos produtos e linhas de montagem, payback (retorno), capital de giro, etc; mas todas as minhas apresentações a ele começavam pela conclusão. A partir daí, dependendo de seu interesse e disponibilidade eu ia retrocedendo no raciocínio, ampliando-lhe as explicações e a complexidade, até FB se dar por satisfeito (creio que às vezes ele fazia isto apenas para verificar se eu me assenhoreara do assunto). Até hoje acho curiosas e incompreensíveis as apresentações-calhamaço que são feitas aos CEOs atuais: não sei como eles têm tempo e muito menos paciência para assistir àquelas resmas que dissecam com detalhada microscopia os desenvolvimentos dos raciocínios que só interessam aos próprios autores. Não à toa, ao receberem antecipadamente os “prints” de apresentações, muitos Executivos pulam diretamente para as páginas finais, onde estão os “financials”: o nome técnico deste procedimento é “cut the crap”. Ao invés de reclamar, aprenda que 84 telas ultra-sofisticadas de power point não são do interesse do Chefe de seu Chefe (e de ninguém). Isto se estivermos falando de um executivo realmente top, of course.

Sempre me orgulhei enormemente de meus trabalhos. Certa vez apresentei algum mega-complexo estudo cujo sumário estava sintetizado em uma planilha de uma única página com todos os dados que interessavam, elegantemente dispostos e correlacionados. Ele olhou a página por alguns segundos, me devolveu e sentenciou:
- “Falta um dado essencial.”
Com poucos segundos de análise! Voltei para minha sala e passei mais de 2 horas revendo todo o trabalho e principalmente a página de face, mas nada descobri. Voltei à sala dele (envidraçada de cima a baixo e com vista para o enorme pátio ajardinado da Fábrica) e anunciei minha desistência.
- “A data!”, me disse FB. “Falta a data. Sem ela, dentro de algum tempo vou olhar este estudo e não saberei se ele é recente e ainda válido, ou ao menos o quanto ele é atual.”
É claro que jamais esqueci esta lição.

Como minha formação era Engenharia, a Empresa me financiou diversos cursos de Finanças, Contabilidade, Administração, Área Comercial, Inflação e outros. A cereja do bolo seria uma Pós-Graduação com duração de 2 anos. Como se tratava de um curso top extremamente disputado, freqüentei um cursinho preparatório. Fiz os testes de adimssão, e passei para a Pós em 2º lugar entre muitas centenas de candidatos. Orgulhoso, fui dar a boa notícia a FB. Ele viu meu entusiasmo, refletiu... e indagou:
- “E você está satisfeito?”
Depois me parabenizou efusivamente. Mas a lição foi clara e igualmente inesquecível: você pode até estar satisfeito, mas sempre dá para melhorar.

Tive outras grandes influências na vida Profissional, e felizmente ainda mantenho contato com um ou outro guru iluminado. Em comum, a extrema dedicação, a visão filosófica, o altíssimo nível de exigência, o pensamento estratégico e a visão do todo. Além de inteligência superb, mas isto é um pré-requisito mínimo. Mas sempre com uma diferença fundamental: o contato muito menor. Eu praticamente convivi direta e diariamente com FB por 4 anos, e em início de carreira.

Desejo que você tenha a felicidade de ter um fenomenal Pai Profissional. Que aprenda com ele. Ou que, estando do outro lado, se preocupe em transmitir conhecimento, orientação, rumo e visão filosófica aos padawans que te cercam.

Minha gratidão ao fundamental FTB.


(abr/2012)

Um comentário:

  1. Excepcional, Mr. MG. Leitura fundamental para os que começam e os que já estão adiante.

    ResponderExcluir