quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Aprovação


Possivelmente a principal busca dos Serumanos ao longo de suas existências seja a procura de Aprovação. Aprovação de seus semelhantes, de seus vizinhos, sua Família, do sexo oposto, do mesmo sexo, de sua gangue, até mesmo de desconhecidos.

Serumanos fazem de tudo para obtê-la, até mesmo através de atitudes contrárias a sua índole, à moral da comunidade, ao senso de justiça. Subtraem posses de terceiros; enganam, mentem, adulteram, escondem, tudo em busca de algo que lhes parece ainda mais importante do que o auto-reconhecimento: o reconhecimento dos demais, dos outros, a aprovação de terceiros. A lógica parece ser: eu sei que não valho tanto, mas se os outros acham que sou “importante”, que sou “o bom”, se consigo enganá-los, se consigo sua aprovação... então valeu a falcatrua.

Eventualmente até mesmo tal beneplácito dos demais pode ser claramente fingido, mas isto não inibe nosso carente aspirador de aprovação.

O curioso é que satisfazer a necessidade alheia de reconhecimento está ao alcance de cada um de nós, e é banal, ou poderia ser. Diversas vezes ao longo de cada dia temos a oportunidade de manifestar aprovação a atitudes daqueles que nos cercam, mesmo que desconhecidos. É possível melhorar a vida de nossos semelhantes através de algo tão banal como um elogio que seja sincero e merecido.

Um serviço bem prestado; um café bem tirado; uma roupa bem escolhida; um cuidado que extrapola o convencional; uma cortesia, uma elegância, uma delicadeza. Aquela Senhora que vai sempre à Missa das 19 horas do sábado, e que se esmera em aprumar-se. Aquele desconhecido parado na rua vestindo uma belíssima camisa da seleção holandesa. Ao longo do dia tempos diversos motivos simples para elogios simples aos outros, e diversas oportunidades de fazer-lhes a vida um pouquinho mais sorridente. Este seu café está muito bem tirado. Já reparei que a Senhora sempre está muito bem vestida nas Missas. Esta camisa azul da Holanda é espetacular!

Um sopro repentino e inesperado de aprovação, então um sorriso e alguns segundos de alívio: o dia ficou mais feliz, a Pessoa ficou mais leve. Elogiar e aprovar não nos custa nada, e certamente faz alguma diferença, e certamente para melhor.

Outra forma simples de melhorar a vida dos Companheiros de Jornada menos favorecidos é a gorjeta. Não precisa ser milionária, seu impacto está na surpresa. Junto ao elogio ao café, uma caixinha ao barista! O guardador de motos no estacionamento do Shopping, que passa a vida naquele inferno calorento e jamais recebe um agrado, ficará feliz e sorridente se você lhe destinar parte do troco. Uma gorjeta para o garçon que te atendeu no restaurante, um cash por fora além dos 10% - afinal, se estivesse na Europa você pagaria 15% sem bufar, porque seus compatriotas não merecem o mesmo tratamento? Always tip!

Porque temos tamanha dificuldade em melhorar minimamente a vida de nossos Companheiros de Jornada? Qual o motivo de tanta economia com elogios?

Nota: existe uma dificuldade maior se o incentivo for para alguém que possa interpretá-lo como cantada. A menina é linda, e está com uma roupa maravilhosa; ou então recheia espetacularmente uma camisa do Vasco. Nosso abnegado altruísta deverá tomar um cuidado infinito com o louvor; a deusa pode achar que é mero xaveco. Pessoas muito atrativas já recebem aprovação suficiente, e não necessitam seu “empurrãozinho” para se sentirem melhor. Elogie alguma outra coisa – mas que seja merecida, o que é diferente de um pretexto para xavecar!

(Itaim Bibi, jan/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário