sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Hidratação na Terceira Idade


Nossa Nutricionista favorita publicou em 2010 uma Dissertação sobre “Alimentação na Terceira Idade”.

Lá são abordados diversos fatores que levam os mais idosos a terem sua alimentação prejudicada. Tratam-se de circunstâncias que jamais teriam passado por minha tosca cabeça. Sem nos determos nos mais dramáticos, tais como dependência econômica, saúde física ou saúde mental, listamos a seguir alguns de tais aspectos.

Por exemplo a perda de Amigos, com conseqüente solidão durante o comer.
(De minha parte, como gosto de ruminar na companhia de Daniel Pennac, Carlos Ruiz Zafón, Dennis Lehane, Milan Kundera e Umberto Eco entre tantos outros, não devo vir a ter tal dificuldade.)

Desgaste dos dentes e das gengivas, levando a dores e incômodo na mastigação.

Desgaste das papilas gustativas, que não mais percebem os paladares ou suas sutilezas como outrora.

Dificuldade de digestão, aumento da intolerância ou suscetibilidade a determinados alimentos.

Cansaço da comida: após décadas mastigando um cardápio variado mas não infinito, o pobre degustador acaba por ficar de saco cheio daqueles paladares, e daí a perder a vontade de ingerir alimento é só mais um pequeno passo.

Este último ponto me chamou a atenção. Não por causa da comida, mas sim pela água. Ora, se um cardápio variado já arrisca nos levar a enjoar de comer a longo prazo, o que dizer da água? Diversas vezes por dia, a vida inteira, sempre a mesma coisa! A mesmíssima coisa, ainda por cima sem cheiro, sem cor, até sem paladar!!!

Brother Gloug se hidrata
Sou alucinado por água, mas reconheço que mesmo carregando garrafinha o tempo todo, não bebo tanto quanto deveria. Pareceu-me portanto ser possível que eu estivesse simplesmente me cansando de beber tanta água. Convenhamos, quase 6 décadas bebendo aquele goró, dá mesmo para encher o saco... Com base nisto parti então para uma solução pessoal, que se mantém desde então.

Água Mineral Gasosa, de preferência (se possível, sempre) a São Lourenço. What a wonderful world! Passei a tomar muito mais água, e também a ouvir diversas e repetidas recomendações quanto a pedras no rim proferidas invariavelmente por pessoas que não têm a menor idéia se há alguma interferência direta ou não; falam por falar, por “boa intenção” (odeio!), por puro pitaco. Se não for informação balizada, por favor não me apresente, ou no máximo submeta como especulação; não tente me confundir.

Fica portanto uma sugestão / recomendação. Você bebe pouca água? São Lourenço gasosa.

Vai querer beber até se estiver sem sede...

(SP, jan/2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário