terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sinal Piscante


Há alguns meses alguma “inteligência rara” entre os responsáveis pela sinalização das ruas de São Paulo City teve a “brilhante idéia” de aumentar o tempo em que o sinal para pedestres fica piscando, avisando que vai fechar para os transeuntes e abrir para os carros.

Tínhamos antes disto um tempo bem ajustado e adequado deste sinal piscante. Caso o tempo médio de travessia de uma rua fosse de (digamos) 8 segundos, o sinal começava a piscar cerca de (digamos) 8 ou 10 segundos antes de fechar para o pedestre e abrir para os carros. Isto era informação útil: quem chegasse à beira de uma rua, estando a ponto de atravessá-la porém o sinal de pedestres começasse a piscar, SABIA que tinha o tempo justo para seguir para o outro lado, sem remanchar. Igualmente – e mais importante: se ao chegar a um cruzamento o Pedestre encontrasse um sinal de pedestres já piscando, ele sabia que não daria tempo de atravessar, e portanto esperava a oportunidade seguinte.

E então, isto mudou.

A partir daí reduziu-se o tempo de sinal verde para o Pedestre e aumentou o piscante para algo como 16 segundos ou coisa que o valha, mantendo-se o mesmo total. Mas o que aconteceu a partir daí? A pessoa mal começa a atravessar e o sinal já está piscando! A maioria sai correndo.

Ou então quando o Pedestre se aproxima do cruzamento e encontra o sinal piscando, ele NÃO SABE se ainda tem um loooongo tempo pela frente ou se está perto do fim de seu intervalo. Se ficar parado pode fazer papel de idiota, e se tentar atravessar pode ser buzinado, xingado ou atropelado.

Acabou a informação útil. “Pensaram”, e a transformaram em inútil!

E o pior de tudo: alguns sinais são assim, mas outros não. O Pedestre nunca sabe qual o comportamento que aquele sinal terá, e conseqüentemente qual comportamento ele deverá assumir. Começou a piscar: e agora, me apresso ou não há pressa?

Seria bem mais racional colocar sinais de pedestre com contagem regressiva, não?
Mas talvez seja exatamente por isto que não o fazem.

Dumb and Dumber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário