domingo, 26 de abril de 2020

Vitamina D



Peço licença para uma Postagem de cunho estritamente pessoal.

Há alguns anos optei por me tornar Cuidador de Idosos. Um caminho que me parecia muito mais satisfatório, engrandecedor, enriquecedor (pessoalmente) e recompensador do que a exposição que eu tinha anteriormente. Esta impressão veio a se confirmar, e com muita folga. Não vou me deter ou alongar na exposição dos motivos, mas apenas apresentar uma opinião pessoal: se Você tem a quem se dedicar, e os meios para tal, saiba que seu crescimento interior será muitíssimo maior do que Você pode imaginar. E lembre-se: sou ZERO piegas, de forma que este Conselho é puramente Racional.

(Uma curiosidade: é muito impressionante o Reconhecimento que todas as Pessoas têm quando te identificam como Cuidador de Idosos. Te tratam com enorme Respeito, com enorme Cuidado, com enorme atenção. Não criam problemas, pelo contrário, tentam resolvê-los; tentam te ajudar. O Respeito aos Idosos – e a quem deles cuida – é um dos grandes Valores que reconheço nesta Raça.)

Tudo isto para exibir uma Fotografia que tirei em 24/abr/2020, em meio à (Pandemônio + Histeria =) Pandemia que varre a Raçumana há pouco mais de 1 mês. O motivo do “passeio” retratado foi a necessária dose diária de Vitamina D. Uma Foto que me agradou por diversos aspectos: a Saúde do Casal (nem tão idosos assim: ele 90 anos, ela 86); a elegância de ambos (ele apoiado na bengala, postura que amo; ela com o Celular no colo, antenadíssima); a vitalidade irradiante; a evidente Segurança que o Casal sente, mesmo estando ao Ar Livre em meio a esta  (Pandemônio + Histeria =) Pandemia; a Paleta de Cores; enfim, o Viço & Alegria extravasados na Imagem.

E, claro e principalmente, o fato de serem P&M meus e de meus Irmãos.

Tendo oportunidade – espero que Você tenha – dedique-se a seus Idosos. Só uma Foto como esta já seria Recompensa suficiente; mas o Retorno é muito, muitíssimo maior.

(Modigliani, 20200424)

23 comentários:

  1. Realmente PARABENS!
    Pela dedicação e texto!
    Ambos excelentes.
    Além disso, é muito bom vê-los alegres assim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei Marcio! Acho q muitos de nós estamos passando um pouco por isso. Fazê-lo em tempo integral é maravilhoso! Tudo de melhor para P&M e filho!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto! O texto texto está impecável e o conteúdo muito atual - a atenção aos nossos próximos! E principalmente P&M!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane,
      foi graças a seu entusiasmo com esta Foto que decidi escrever o Texto.
      Muito obrigado!

      Excluir
  4. Que nobre função! Como diz a canção: "abrace seus pais enquanto ainda estão por aqui". Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Márcio !!! ... eu também “tomo” vitamina D com meus velhinhos todo sábado na garagem deles... a uma distância mais que segura. 😉 Sinto que somos privilegiados. 🙏

    ResponderExcluir
  6. 👏👏👏 elegantérrimos.

    ResponderExcluir
  7. Marcio, muito obrigada por compartilhar 🙏 perdi meu pai há um mês e meio e sinto não ter cuidado mais dele, ter estado perto ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      muito obrigado pelo retorno.
      Sinto muitíssimo por seu Pai.

      Excluir
    2. Seu relato me comoveu muito ❤️

      Excluir
  8. Excelente artigo e conselho que, se me permite, reforço aqui.
    Levamos conosco as alegrias e dificuldades superadas desse convívio; as histórias (dos próprios e da família) e os ensinamentos, que ficarão eternamente marcados na nossa memória, provocando, como vc bem coloca, um crescimento interior extraordinário. Parabéns pela decisão e por toda a sua dedicação... o maior ganho, é o seu! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Adorei.
    A foto realmente está otima!
    Me deu saudade dos meus pais que não vejo desde o início da pandemia...

    ResponderExcluir
  10. Francisco de Assis Joffily28 de abril de 2020 às 01:26

    Marcio,
    Você tem a felicidade de poder cuidar de seus pais e a eles dedicar algo insubstituível: o seu tempo.
    E eles certamente se sentem felizes em receber esse seu amor.
    E, como você bem sabe, tudo que se faz com amor, além do retorno natural, traz uma sensação de plenitude e de cumprimento de um dever - não no sentido de obrigação, mas de satisfazer uma necessidade interior sua.
    Estou em confinamento aqui na Serra, em Secretário. Espero, assim que terminar a necessidade desse retiro forçado, poder dar pessoalmente meu abraço nesses amigos tão especiais.
    Stay home, stay safe !

    ResponderExcluir
  11. Falaeeee primo,

    Tive a oportunidade de por 2 vezes trilhar esse caminho, num primeiro momento, logo após a morte da mamãe em 1994, quando fui cuidar dos meus avós maternos e como você bem disse, foi um aprendizado INACREDITÁVEL não disponibilizado em livros, cursos ou coisas que tais, tem que ser vivido. Num segundo momento, foi a vez de papai, o que fiz dividido com meus irmãos, o mais velho Milber e o do meio Magnus. Novamente uma carga de emoções e momentos absolutamente inesquecível e que é muito fácil de se fazer, basta dedicar a eles algo que lhes é muito caro : TEMPO

    ResponderExcluir
  12. Foto excelente, mas melhor ainda é sua descrição da mesma e seu relato de cuidador. É muito bom ver o sorriso deles, mesmo por detrás das mascaras!

    ResponderExcluir
  13. Adorei e mandei para meu irmão que cuida dos meus pais

    ResponderExcluir
  14. Amei! E fiquei emocionada.
    Lindo de ver.

    ResponderExcluir
  15. Marcio, vc. está sendo maravilhoso, que dedicação !!!! Dizem que não fazemos mais do que deveríamos. Hoje chorei de saudades da minha. Parabéns. Tem muita gente que não está nem aí. Lindo, como vc escreve bem.

    ResponderExcluir
  16. Que texto lindo, mas mais lindos ainda, seus pais! Adorei as cores e alegria deles.

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto e uma bela atitude! A foto é linda e seus pais parecem ótimos, super bem cuidados! Adorei também a definição de pandemia!

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Sem palavras ! Fiquei emocionada.
    Muito orgulho!
    Sinto exatamente essa felicidade ao ver meu pai,sogro e sogra e poder cuidar e dar carinho a eles
    Feliz demais.
    Adorei 🙏

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, texto lindo e a foto está ótima...

    ResponderExcluir