domingo, 26 de abril de 2020

Você sabe embebedar uma Mulher!


Sempre fui fascinado pela atividade de Barman.

Nem tanto pelo contato com o Público, muitas vezes desagradável (“o Cliente tem sempre reclamação”), mas pelo Fruto do Trabalho: preparar lindas Poções Mágicas destinadas a descortinar “a less ordinary life”; pelo ambiente e astral das Pessoas, fora do stress do dia-a-dia e comumente dressed to kill (ou “dressed to die”, como dizia a bela Advogada S1 daquele Asset Management).

Até mesmo desenvolvi uma Pesquisa que comecei a aplicar a Barmen e Barwomen, composta por 5 questões. Quando peço um Drink (é sempre o mesmo) em estabelecimentos comerciais, vou conversar com quem vai prepará-lo, para dar instruções detalhadas. Aproveito para apresentar o Questionário durante o Preparo, o que sempre gera uma boa Conversa (talvez algum dia publique neste Blog algumas ótimas respostas que já recebi, todas evidentemente registradas porém espargidas em cadernos diversos). As perguntas são:
1) Qual o seu Drink preferido?
2) Você se cansa de ouvir as mesmas Músicas todos os dias?
3) Qual a melhor cantada que já recebeu de algum Cliente?
4) Qual a melhor cantada que já recebeu de alguma Cliente?
5) Tem alguma história escalafobética para me contar?

Minha resposta pessoal para a Pergunta 1: costumo dizer que “álcool não é a minha droga”, mas gosto de Champanhe & de Vodka com algum suco de fruta (chamo de “bebida de menina-moça”), normalmente suco de maracujá coado com açúcar. Considero existirem 3 tipos de Vodka:
  • as ideais para misturar com suco (Ketel One, Wyborowa, Absolut); 
  • as “perfumadas” (triplamente ou pentamente destiladas, com Cîroc e Grey Goose), boas para serem sorvidas & apreciadas nos copinhos finos & altos específicos para “shots” de Vodka; e 
  • as desqualificadas, que me dão ressaca; só bebo em últimíssimo caso.

Tenho sempre 2 Vodkas no Congelador, uma para “mistura” e outra para degustação; digamos, uma Ketel One e uma Elyx. Sobre as estantes de casa tenho uma vasta “Expo Birita” composta por dezenas de garrafas de Vodka (são lindas). E sempre que estou “no social” peço tais Bebidas de Menina-Moça. Desta forma, acabo por comumente ser presenteado com garrafas de Vodka, criando um círculo virtuoso: quanto mais bebo, mais bebida tenho!

Minha resposta para a Pergunta 2: trabalhei por algumas semanas como Garçom na PIZZA HUT da Oxford Street, em London. Após alguns dias, a trilha sonora passa a fazer parte de sua paisagem, e Você deixa de prestar atenção a ela. Mas a cada Música Você sabe qual virá em seguida, e quando toca alguma que realmente curta é um momento de alegria no Trabalho. As Músicas que eu mais curtia naquela trilha ambiente eram “Borderline” da Madonna e “Walk of Life” do Dire Straits (que foi a Música que me fez decidir ir morar em London, mas esta é uma outra história).

Em eventos domésticos com Amigos, gosto de preparar para as Amigas a “Bebida de Menina-Moça” (os Amigos usualmente preferem a degustação da Vodka pura). E vem daí o maior elogio que já recebi em minha limitadíssima carreira de Barman. Já o ouvi mais de uma vez, conto aqui a primeira. Éramos 4 Casais em um Jantar no Bistrô Viola (particular). Durante os “Amuse-bouche” eu servia Drinks com Leite de Côco às Damas; fracos, com pouco álcool, como Elas costumam gostar. Sentindo-se seguras, beberam MUITO. E na hora de se levantarem dos Sofás para a Mesa, estavam tortas! E uma delas então me falou:
- “Marcio... Você sabe embebedar uma Mulher!”

Nós Barmen sabemos!

The feeling of Power...


(Lagoa, 20200426 Herzliche Geburtstag Mr. Star!)

3 comentários:

  1. Trocaria “Congelador” por “Freezer”... os Refrigeradores não têm mais Congelador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil replicar a quem trabalhou tanto tempo na WHIRLPOOL...
      Pensei nisto, mas temi que "freezer" desse a idéia de um Freezer mesmo, daqueles que só têm congelamento, sem uma Geladeira em baixo.
      Mas concordo que "Congelador" ficou 1956 demais!

      Excluir
    2. Pensando bem, seria CHIQUÉRRIMO ter um Freezer ("daqueles que só têm congelamento, sem uma Geladeira em baixo") SOMENTE COM GARRAFAS DE VODKA!
      Digamos, DOZE garrafas DIFERENTES!!

      Excluir