domingo, 31 de maio de 2020

Harry Høle


Nenhum Autor te deixa tão perto da Morte quanto Jo Nesbø, talvez Lehane... talvez. Nesbø te faz íntimo, Ela está ao lado, em frente, pode pegar a qualquer momento, faz parte da Vida, Você convive com Ela a cada Página – e aí vira a Página.

Estou terminando “Polícia”, meu 11º Livro em 5 meses neste Ano da Graça de 2020, e o Livro é nada menos do que ESPETACULAR, talvez o melhor de Nesbø, estou consciente da imensa responsabilidade que é emitir esta idéia, são todos muito bons. Recomendo iniciar a Série Harry Hole por “Boneco de Neve” (não veja o Filme, é quase um “Lanterna Verde”), e seguir pela ordem. Uma observação: “Fantasma” e “Polícia” foram escritos como uma só Obra dividida em 2 partes, e realmente são complementares, importante ler na ordem, leia todos os da Série na ordem.

Dei cambalhotas quando em meio a uma Investigação encontram um saquinho com 3 cotonetes no Quarto de um suspeito, e acontece o seguinte diálogo:
“- O que ele ia fazer com isto?
- Matar alguém?
- Mas isto é para limpar os ouvidos. Na verdade, é para coçar os ouvidos, não é? A pele fica irritada, a gente coça mais ainda, a produção de cera aumenta e, de repente, a gente simplesmente precisa de mais cotonetes. Heroína para os ouvidos, é isso aí.”

Todos os Livros se passam em Oslo, e são também uma viagem pela Noruega (boa para Noruegueses que conhecem, assim como os Livros de Garcia-Roza são melhores para quem conhece Copacabana e os de Lehane têm Boston como importante Personagem).

Foi feito um ótimo Filme em 2011 com o stand-alone “Headhunters”, com o gatérrimo Nikolaj Coster-Waldau, Filme difícil de encontrar porém vale a muito a busca.

Esta do Cotonete me pegou pelas Orelhas... Caí nesta armadilha há 3 meses!


Outras passagens de “Polícia”:

A intuição é apenas a soma de coisas pequenas porém bem específicas, que o cérebro ainda não teve tempo de articular.

Uma idéia passou por sua cabeça. Uma idéia absurda e totalmente inaceitável, mas a censura não é o ponto forte do cérebro.

- O que você estava procurando era esquizofrenia avançada, psicose, este tipo de coisa? Mas ele pode ser maníaco-depressivo ou psicopata. Corrigindo, bipolar tipo 2 ou sociopata.
- A palavra correta no momento é “dissocial”.

(Lagoa, madrugada de 31 de maio de 2020 Quaren Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário