domingo, 3 de maio de 2020

Os Momentos Cruciais de Minha Vida


Oiço na Rádio CBN a Entrevistadora indagar ao Artista:
- “Quais os ‘highlights’ de sua Vida? Quais os momentos que te fizeram mudar?”

Ele começa a responder sobre o nascimento da Filha. Só o nascimento da primeira, ou houve outras? Impactaram também? Jamais saberei se isto foi sequer perguntado, pois me perco em imediatos devaneios sobre quais seriam os momentos que mudaram minha Vida. Não os chamaria de highlights; poderia fazer uma lista de highlights e talvez alguns pontos até mesmo fossem superpostos a estes. Mas aqui estão algumas das muitas coisas cruciais que me influenciaram.

Bullying no Colégio
Creio que muitos passaram por isto. Ser O Mais Novo da Turma por anos a fio não é exatamente fácil. Uma lição de Humildade; Deus aprende comigo.

Mudança de Copacabana para Ipanema (fev/1971)
O Fim da Infância. Os primeiros Amigos, as primeiras Amigas, os primeiros Inimigos; as primeiras Paixões de Criança, o primeiro Colégio e as primeiras Professoras. Adeus Prédio onde eu jogava Futebol todos os dias vestido de VASCO DA GAMA dos pés à cabeça. Prédio onde eu voava pelas Escadas. Onde andava por sobre os Muros entre todos os prédios do Quarteirão. Onde no complementar 11º andar havia uma enorme Sala com Estantes, Poltrona, Banheiro e Varanda só para mim, tardes inteiras sozinho & isolado do Mundo, era onde guardava Revistas em Quadrinhos (comprava todas, seriam verdadeiras preciosidades hoje) & Livros: Lobato, Verne, Agatha, Asimov – meus 4 Autores Raiz. Ao lado da porta deste Paraíso particular, uma escada de degraus de ferro cravados na parede levava a um alçapão e então O TETO DO PRÉDIO! Aventura absoluta, junto do Céu; o máximo.
Adeus Praça Eugênio Jardim, com seu Quartel de Bombeiros.
14 anos perto de 15; Childhood's End.

Mudança do Rio para São Paulo (1982)
Final dos 25 anos, indo morar sozinho pela primeira vez. Viagem pela Dutra no Karmann Ghia TC branco (presente de M). Namoro com Miriam Helena (1) acabado 2 meses antes. Tinha Moto há 2 meses. Passando de Engenheiro Mecânico para Assessor de Presidente de Multinacional colossal. Decolagem profissional. Conheci Solange, conheci Iracema, conheci Carla, conheci Maria Angélica. Hoje sou tão Paulista quanto Carioca.

Minha Prima
(algo como 1991-1995 / 1996-2000, ou: de eu 35 ela 20 a eu 44 ela 29; RJ e SP)
A Relação que me moldou. A Mulher Mais Bonita do Mundo, O Mais Belo Cabelo. A Melhor Pintora que já vi. Me concedeu presenciar um silencioso Ritual com Sequóias no Kings Canyon National Park na California. Não me deterei em descrições, não seria o estilo dela e tampouco é o meu. Utilizarei apenas Uma Palavra: 100% Envolvente. (100% também conta como “palavra”?)

Joe Contra O Vulcão
Já escrevi neste Blog que foi “o Filme que mudou a minha Vida” (3). Que me abriu os Olhos para a importância da Coragem; o Filme que me levou a viajar pelo Mundo; o Filme que mostra que a ida do Inferno ao Céu é possível, mas que é preciso agarrar a Oportunidade quando ela aparece e fala para sua Alma, por mais não-convencional que possa parecer aos Outros.

Museu do Cairo (1995)
Moto, Parapente, Viagens e Trekkings
Vento no Rosto, talvez mais conseqüência do que causa de Eu ser como sou.
Minha Prima dizia: “Escravo da Liberdade”.
3 Motos em 38 anos, um Parapente NOVA, dezenas de Mochilas & Botas.
Camiño de Santiago foi a que mais marcou, Rapa Nui a que mais gostei, Aurora Boreal a que repetiria, Antártica e Everest foram Sonhos, Monte Verde foi... deixa pra lá!

Namoradas / Esposas
Nada é mais importante do que as Pessoas de sua Vida. Impossível comparar uma Mulher a Outra, são todas completamente diferentes. Aprende-se muito. Ganha-se muito. A gente é Feliz. E sofre-se muito, também. A culpa não é delas. Nem minha. Nem de ninguém. Convivência é foda, desgasta. E então só nos resta a “Filosofia What Else” (2).
Um Par delas (deste Século) mereceria um capítulo à parte, mas fica a Prima como Representante.

Período como Cuidador
Mexe completamente com seu interior, como qualquer introspecção prolongada o faz.
O Caminho de Santiago também mexeu muito; imersão profunda e intensa.


(Ninho de Águia 020200502 Quaren Times)

(1) Miriam Helena: http://www.umpandaemsaturno.com/2011/12/miriam-helena.html
(2) Joe Contra O Vulcão: http://www.umpandaemsaturno.com/2010/05/joe-contra-o-vulcao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário