terça-feira, 29 de junho de 2010

Um Lugar para as Pessoas Felizes

Não existe lugar em nossa Sociedade para Pessoas Felizes.

Quem tiver a infelicidade de estar feliz, será tachado de “acomodado”; pessoas satisfeitas são pessoas “com falta de ambição”.

Por outro lado, quem está insatisfeito “é um batalhador”; o infeliz é classificado como um incansável, alguém dinâmico, quase um herói. Estar infeliz e insatisfeito é honroso; a frigidez é icônica!

Não se prega aqui a imobilidade ou a inércia (mesmo porque “a única coisa permanente é a impermanência”); mas não se deve recriminar ou discriminar alguém simplesmente por estar feliz e satisfeito. O dinamismo não está na superfície, na agitação frenética, no atrito gratuito; quem acha que aquele que vive mudando de casa, de emprego, de esposa e de carro é um “desbravador inquieto”, só analisa de forma rasteira.

O mesmo tipo de análise que, por não enxergar ondas na superfície, vai julgar que o oceano está seguro.

“A longo prazo estaremos todos mortos”: visão realmente de longo prazo é tentar enxergar o que vamos levar para além desta existencinha...

(jun/2010)

2 comentários:

  1. Querido amigo,

    Suas colocações são muito acertadas. É difícil encontrar pessoas que valorizem o silêncio, a contemplação, a simplicidade ou mesmo a estabilidade de qualquer coisa que seja. Nada mais é suficiente quando temos uma enxurrada de informações e alternativas! Contentar-se com o que se tem ou optar por essa ou aquela alternativa deixou de ser motivo de satisfação e passou a ser de acomodação, por que não dizer frustração. O dinamismo está na capacidade de contemplar o mar e o horizonte e não em se perder ao procurar desesperadamente os detalhes das ondas, da espuma, dos peixes, das pedras ou das nuvens. Freqüentemente deixamos de ser felizes hoje para não abrir mão da “busca incessante da felicidade”.

    Luiz D.

    ResponderExcluir
  2. tenho acompanhado os posts do Um Panda em Saturno pelo reader e adorado!
    Esse post sobre as pessoas felizes é excelente!

    ResponderExcluir