quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Antena de Telefonia Móvel no Prédio

Adianto os passos para que você saiba o que vai acontecer quando propuserem instalar uma antena de telefonia móvel em seu prédio.

Comparecem às primeiras reuniões de condomínio somente aqueles que se fascinam com o ignóbil faturamento adicional oferecido pelos tubarões. Ou seja: quem considera o volume de sua herança mais importante do que o prazo em que ela será transmitida.

As promessas da Empresa serão as mais singelas possíveis: o peso da antena é entre 500kg e 1 tonelada, quase nunca irá ninguém no prédio fazer manutenção, não vai interferir em nada com o dia-a-dia do condomínio, etc, etc.

Para quem está disposto a se iludir, é tudo lindinho. E é tamanha a pressão dos demais condôminos que você fica se achando na contramão da história, um espírito de porco, o único que não quer as benesses propiciadas pelo fluxo do miserê de reais. E acaba concordando, pois se é o único do contra, provavelmente está errado.

É claro que nenhuma das promessas mencionadas nas reuniões constará do contrato. E daqui a pouco, quando começam a chegar mais de 5 toneladas de cimento, areia, cabos e mais um exército que varia entre 25 e 35 funcionários por dia entrando e saindo de sua propriedade, e o prédio começar a ser todo esburacado para a passagem dos cabos, finalmente aqueles vizinhos que faltaram a todas as reuniões a respeito do assunto começarão a se manifestar contra. E vão querer embargar a obra.

E você, que era o único contrário àquela instalação, de repente se vê forçado a defender o que foi acertado, pois entende que a honra deve ser mantida – mesmo que não tenha concordado com o acordo. É como a Democracia: não adianta dizer “eu não votei no Collor” ou “eu não votei no Lula”; o Brasil votou, e como fazemos parte de um jogo e concordamos com sua regra, agora devemos cumprí-la. Você votou, sim, no Collor e no Lula. E também na malfadada antena de telefonia móvel que estão erguendo acima de sua cabeça.

Uma vez finalizada a obra estrutural, para completar o “serviço” a NEXTEL envia uma lista de MIL E QUATROCENTAS PESSOAS autorizadas a entrar em seu prédio para manutenção eventual.

Nesta vida só se ilude quem quer.


(nov/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário