terça-feira, 8 de novembro de 2011

Não faz parte do meu Show

A Mentira é um comportamento que está além de minha capacidade de compreensão.

Até entendo – embora não concorde – a pessoa que corrompe, rouba ou suja sua Alma por motivos diversos. Cada um tem sua escala de valores, e se um Parlamentar acha que deve cobrar propina do restaurante do Senado para manter a franquia – e o dono do restaurante julga que deve pagá-la – isto é uma interpretação pessoal das regras do jogo. O cara sabe que está fazendo uma coisa que outros consideram errada, e ainda assim opta por fazê-la. Sabe que está sujando a Alma, e opta por sujá-la. Consigo entender o raciocínio – embora, insisto, não concorde com ele.

Mas quando o cara é pego e começa a se lamuriar “não fui eu”, “eu não fiz isto”, “isto é uma calúnia” e “não há provas”, aí já escapa a minha compreensão. Assaltou e foi pego? Estava embriagado e atropelou? A pessoa entrou em um jogo e perdeu, agora assuma seu comportamento; tenha hombridade, tenha honra! Como é possível alguém mentir? Está assumindo para si mesmo que estava errado? Eu honestamente não entendo; escapa a meu alcance.

O único comportamento que consigo compreender é o de assumir os próprios atos, sejam eles para o Bem ou para o Mal, carreguem ou não uma interpretação pessoal das regras do jogo. Caso eu discorde da regra estabelecida por uma maioria que considero idiota e me comporte em não-conformidade, na eventualidade de ser pego irei assumir, defender e justificar meus gestos; se outros irão ou não concordar com meu raciocínio, isto é outra questão; mas não saberia me comportar de outra forma que não fosse defender meu ponto de vista e os atos resultantes dele. Me preocupo muitíssimo mais com meu julgamento a meu próprio respeito do que com o julgamento dos demais. Quem mente pensa de forma contrária: se preocupa mais com o que os outros pensam a seu respeito do que o que ele mesmo pensa de si (a palavra “respeito” neste contexto chega a ser irônica...).

Não é que a Mentira não faça parte de meu software.

Ela não faz parte é de meu hardware.


(nov/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário