sexta-feira, 16 de julho de 2010

Você sabe fazer macarrão?

Crescido iletrado no início do século XX em Mamanguape, no sertão da Paraíba – a 80km da capital João Pessoa – ele tinha pouquíssimas chances de ser bem sucedido na vida. Mas o sucesso está dentro das pessoas, e não em suas condições externas, e ele foi galgando seus degraus. Trabalhou em padarias, confeccionou fogos de artifício, empregou-se em uma usina de cana de açúcar. Foi progredindo graças a inteligência e obstinação, até chegar a ser dono de sua própria usina de açúcar na Mamanguape natal. Pagou os estudos dos 4 irmãos, que se tornaram administradores da usina e políticos locais, regionais e estaduais.

Religioso, optou por agradecer sua sorte a seu Deus através de uma peregrinação a Fátima, em Portugal. Em Recife embarcou em um vapor que vinha do Sul do País rumo à Europa. Na primeira noite a bordo, o Capitão foi recebê-lo e escolher uma mesa onde se sentaria às refeições. Ele estava sozinho, e o Capitão o colocou em uma mesa com um assento vazio junto a uma família do Rio Grande do Sul, descendente de italianos e alemães. Com sua cultura de nordestino interiorano, ele estava intimidado – mas não a ponto de deixar de puxar conversa com a bela mocinha, filha mais nova daqueles ilustres companheiros de viagem:
- “Você é descendente de italianos... Sabe fazer macarrão?”
- “Não”, retrucou ela, gélida. “Mas sei mandar fazer.”
Ele pensou: “Esta não é para o meu bico”.

E foi assim que meu avô e minha avó maternos se conheceram.

(mar/2004)

2 comentários:

  1. Segundo contava, à tarde, a tinha visto dando recital ao piano, no convés (obras de Bach, sua especialidade).
    À noite, era o último lugar vago no salão, na 1ª leva para o jantar, indo sentar-se justamente na mesa da formosa concertista.
    "O mundo é bão, Sebastião !"

    ResponderExcluir
  2. Hi Dear,
    Minha querida amiga MP comentou este post, e, é claro fui olhar... Fiquei emocionada... Já conhecia esta passagem da vida de seus avos... Pessoas muito especiais. Família é tudo de bom! Nada melhor que lindas historias de nossos avós para sonhar e conhecer um pouco sobre nós mesmos.

    ResponderExcluir