quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

“Friends” e o Reveillon

Um episódio de “Friends” em uma de suas primeiras temporadas me marcou profundamente. Era noite de Ano Novo, e estavam todos reunidos no apartamento que é o cenário principal da série. Ofereciam uma festa para vários Amigos. A personagem Phoebe tinha um Namorado não muito convincente, mais para nada-a-ver do que para tudo-em-cima. Ela teve uma epifania lá pelas 21hs, e comunicou a ele que não deveriam passar a meia-noite juntos; que achava que não devemos passar o reveillon junto a uma pessoa com quem não acreditemos que vamos passar o próximo ano inteiro juntos, e que ela não desejava passar o novo ano inteiro com ele. Depois desta o cara foi embora imediatamente, é claro. E apesar de sozinha, ela ficou bem melhor sem ele.

Nunca deixei de pensar na sabedoria deste raciocínio. Primeiramente a lógica irrepreensível de não começar o ano com alguma coisa que não queiramos para o ano todo. É melhor começar o ano já zerado, já limpo, não carregar um fardo para o novo ano que se inicia; é preferível fazer a limpeza ainda no ano que está acabando.

Outro ponto é a revisão periódica do relacionamento. Não se ter aquela certeza perene, e que acaba levando à inércia. Nada disto!, sua relação será reavaliada no final do ano, e cada um irá decidir se deseja continuar com o outro ou não. Se você gostar de sua relação e quiser mantê-la tem que se empenhar para ganhar mais um aninho, mais um mandato - porque o atual expira bem breve!

Obrigado, Phoebe! Acabo de terminar a 4ª Temporada, e continuarei com os Friends ao longo deste ano que começa.

(dez/2010)

Um comentário: