terça-feira, 21 de dezembro de 2010

No Comando de Reinos, Planetas e da Enterprise

Alguns grandes personagens da ficção nos deram magníficas lições de nobreza, altivez, comando e força.

O primeiro foi o PRÍNCIPE VALENTE, personagem de Hal Foster em uma das primeiras graphic novels épicas já escritas. O personagem saiu em tiras semanais de página inteira durante mais de 30 anos, em um desenho que não trazia os habituais “balões” de diálogos mas sim uma narrativa fluida. A história de Amor entre ele e a Rainha Aleta é uma das mais lindas já contadas. Valente tinha comportamento e postura de Rei, e não era possível dobrar sua vontade ou postura, pois tinha a altivez de um Monarca: ele caminhava ereto e inquebrantável, com as costas retas, o queixo erguido e o nariz empinado acima de todos os demais. Um aprendizado de infância que ficou para sempre.

Mais recentemente tivemos PADMÉ AMIDALA, a Rainha de Naboo no Episódio I de Star Wars. Padmé vestia as mais espetaculares roupas que uma Rainha já vestiu, mas trazia algo muito mais impressionante: sua postura. Não havia diálogo com ela; Padmé não admitia réplica. Ela falava o que queria e depois virava as costas e ia embora; ela não tinha o MENOR interesse no que os demais teriam a dizer. Sua palavra era a Lei; altivez no mais alto grau! Infelizmente Padmé decaiu ao ponto de dobrar roupa de cama no Episódio III, o que me deixou completamente transtornado. Nada tenho contra dobrar roupa, mas uma Rainha com aquele nariz empinado não poderia jamais se dedicar a este tipo de tarefa mundana.

Entre ambos, o Capitão JAMES KIRK me deu a mais forte noção do que é ser um verdadeiro Comandante. A Enterprise estava em uma situação dúbia e crítica, pois poderiam ou não ser atacados a qualquer momento. Se demorassem para levatar os escudos defletores poderiam ser avariados ao ponto de rendição incontinenti; se por outro lado o fizessem em hora excessivamente prematura isto poderia ser considerado um ato belicoso, pois não havia certeza de que os adverários efetivamente fossem atacá-los; ademais, estavam na Zona Neutra.
Um imediato mais nervoso na ponte de comando disse para o Capitão Kirk:
- “Acho que devemos atacá-los!”
Kirk olhou para ele e respondeu:
- “Sua opinião será levada em consideração, Senhor Fulano... no dia que isto aqui for uma democracia!”

(dez/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário