terça-feira, 26 de novembro de 2013

85% de seu cérebro


Agora que metade de sua vida já se foi, acolha uma informação útil para uma melhor administração do que resta.

A Raçumana somente encontrou explicação para o que se passa em cerca de 15% do cérebro dos Serumanos. Qual a utilização dos restantes (e principais) 85%?

Quem ocupa estes 85% é você mesmo/a, em outro nível de consciência. Vivendo tudo de novo, desde sua concepção. Porém agora com uma diferença crucial: com absoluto entendimento do Todo mas sem poder de ação, sem tomada de decisão, sem distração alguma, sem vaidade nem egoísmo, sem inseguranças, sem a capacidade de interferir. Você é agora um/a espectador/a micrométrico/a de todos os gestos de sua própria vida, a está revivendo por inteiro simplemente como Observador/a, como Avaliador/a, como Juiz/a de Si Próprio/a. Das dores que causou e das alegrias pelas quais foi responsável.

De agora em diante cuide para não se envergonhar ainda mais de si mesmo/a. Enfrente com grandeza sua pequenez e egocentrismo, seu egoísmo para com os 7 bilhões de Companheiros de Jornada. Cuide para sentir um Orgulho Cósmico de cada um de seus gestos.

Olhe para dentro de si: você está aí, e ocupa 85% de seu próprio cérebro. Está se julgando e se condenando.

Quem está aí é você, morrendo de vergonha de si mesmo/a.


(SP, nov/2013)

2 comentários:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_do_uso_de_10%25_do_c%C3%A9rebro#Refuta.C3.A7.C3.A3o

    O neurologista Barry Gordon descreveu o mito como "ridiculamente falso", acrescentando: "nós usamos virtualmente cada parte do cérebro, e a maior parte dele é ativa quase todo o tempo".nota 3 3 Barry Beyerstein, Ph.D . em psicologia, estabelece sete tipos de evidência refutando o mito:9
    Estudos sobre danos cerebrais: se 90% do cérebro é normalmente inutilizado, então danos nessas áreas não deveriam prejudicar o seu funcionamento. Na realidade, porém, não existe quase nenhuma área do cérebro que pode ser danificada sem perda de funções. Mesmo um leve dano em pequenas áreas do cérebro podem ter efeitos profundos.2
    Evolução: o cérebro é muito custoso ao resto do corpo em termos de consumo de oxigênio e nutrientes. Isso pode consumir vinte por cento da energia do organismo, mais do que qualquer outro órgão, apesar de ser apenas 2% do peso do corpo humano.10 Se 90% do cérebro fosse desnecessário, haveria grande vantagem evolutiva em seres humanos com cérebros menores e mais eficientes. Se isso fosse verdade, a evolução teria eliminado indivíduos com cérebros ineficientes. Pelo mesmo motivo, é altamente improvável que um cérebro com tanta área redundante teria evoluído em primeiro lugar.


    Um exame de ressonância magnética mostra a imagem do cérebro, através dele, pôde-se concluir que todo o cérebro está ativo
    Imagens do cérebro: tecnologias como a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética (fMRI) permitem monitorar a atividade do cérebro vivo. Elas revelam que, mesmo durante o sono, todas as partes do cérebro mostram-se com algum nível de atividade. Apenas em casos de grave dano cerebral existem "áreas silenciosas".2
    Localização de funções: ao invés de agir como uma massa única, o cérebro tem áreas distintas para diferentes tipos de processamento de informação. Décadas de pesquisas revelaram o mapa de funções do cérebro, e não foram encontradas áreas de menor atividade.
    Análise microestrutural: na técnica de unidade única de gravação, pesquisadores inseriram um pequeno eletrodo no cérebro para monitorar a atividade de uma única célula. Se 90% do cérebro não tivesse atividade, essa técnica teria revelado isso.
    Doença neural: as células do organismo que não são utilizadas têm tendência de se degenerarem. Por isso, se 90% do cérebro fosse inativo, autópsia de cérebros adultos revelaria degeneração em larga escala.
    Outro argumento evolucionário é que, dado o risco de morte histórico durante o parto associado ao tamanho do cérebro (e então ao tamanho do crânio) humano, haveria uma forte pressão seletiva contra o grande tamanho cerebral se somente 10% fosse de facto utilizado.
    No episódio de 27 de outubro de 2010 de Mythbusters, os apresentadores utilizaram magnetoencefalografia (MEG) e ressonância magnética para formar uma imagem do cérebro de alguém resolvendo uma tarefa mental complicada. Constatando que muito mais de 10%, de fato, quase 100% do cérebro estava ativo, eles declararam o mito como "detonado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, meu Caro!
      11.891 dias depois de morrer você testemunhará o dia de hoje novamente!

      Excluir