sábado, 30 de novembro de 2013

Hora de Beber


Cada hora do dia tem sua bebida apropriada.

Ao acordar, o organismo se recusa a entrar em funcionamento antes de uma xícara de café com leite. Mais café do que leite, o famoso “pingado”, bastante forte; como sempre peço quando estou em uma Padoca, “da cor do Romário” (sou sempre entendido e atendido).

Peregrinando pelo Caminho de Santiago se aprende o quê beber ao longo da manhã. Após duas horas de caminhada ao ar livre com 12kg de carga no lombo, você começa a perder o pique; é a hora perfeita para uma talagada de vinho! Existem várias bodegas ao longo de Caminho que servem vinho de excelente qualidade (lembre-se, estamos no Norte da Espanha). Além da receptividade do povo espanhol: de vez em quando eu era convocado por brados distantes e amistosos “Ó, Peregrino!”, desviava 50 metros do Caminho e ganhava uma copa em troca de excelente e animada conversa - os espanhóis adoram os brasileiros.
***WARNING***: Somente UMA taça de vinho, para animar e reanimar e deixar ansioso por retomar a jornada. Se forem duas você já fica leso, pesado, ôba-ôba, dizzy, e a coisa fica mais difícil.)
Preferência pessoal: tinto, Chianti.
Porrón: joga o vinho gelado diretamente na
goela. Definição perfeita: "uma deliciosa
sensação de afogamento em vinho!"

Lunch time: o melhor appetizer para antes do almoço é Cerveja. Disparado.
Preferência pessoal: Heineken, da terra do Golden Earring.

Ao longo da tarde, café expresso. Curto e forte, fortíssimo. Como disse um americano que me viu tomando um, “nos EUA isto seria classificado como droga!”

No Happy Hour, vodka. Uma dose é pouco, mas duas é muito; uma questão sem meio-termo. Em meu caso, sempre com suco de passion fruit.
Preferência pessoal: a versão normal, “plain” da polonesinha Wyborowa (o nome diz tudo: significa “excelente” em polonês). Deixo a degustação da Exquisite - bem como de Ciroc, Grey Goose, Belvedere e Absolut - para quando com Amigos & Amigas.

Depois do jantar e ao longo da noite, obviously Champanhe. Que cai muito bem a qualquer momento!
Preferência pessoal: Chandon Brut brasileira.

E a qualquer hora do dia e da noite, água mineral naturalmente gasosa. A brasileiríssima e naturalíssima São Lourenço é um deleite inigualável e incomparável.

A vida é tão simples!

Liner notes:
Para ressaca, Engov é de uma eficiência quase sobrenatural. (Como curiosidade, foi originalmente desenvolvido para embrulho estomacal - e é tremendamente eficiente também nestes casos.)
Para o fígado, Chá de Boldo!

(nov/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário