terça-feira, 27 de julho de 2010

Agradecimentos na Dissertação de Mestrado

Como bem disse a amiga CEG (e como bem sabe todo mundo que já passou por isto), "tese é encosto".

Tomo a liberdade de apresentar aqui a página de Agradecimentos de minha dissertação de Mestrado "A Propensão ao Financiamento através de Cartões de Crédito" na FGV/SP. GWDF tinha me dito que "existem duas formas de se fazer uma Tese: ou você faz qualquer coisa só para se livrar da obrigação, ou se dedica e faz O Trabalho Da Sua Vida, uma coisa que te dê prazer". Bingo!, optei pela segunda alternativa. Tirei 15 dias de férias no início do trabalho e mais 15 dias ao final. Durante estas duas quinzenas (e ao longo dos 2 meses de intermezzo) eu praticamente morava na FGV, deixando pilhas de livros e um notebook em meu escaninho na Biblioteca e indo para casa somente para dormir (pouco). Às vésperas da defesa, um terrível tombo de moto (vide texto "Omelete" neste Blog) me deixou com o úmero quebrado em dois lugares, e me levou a adiar a apresentação final por 2 meses.

Mas a história teve um final feliz. Tive tanto prazer ao escrever a página abaixo quanto em redigir todo o restante da Dissertação.


AGRADECIMENTOS

Meu especial agradecimento ao Prof. Abraham Laredo Sicsú, cujos conhecimento iluminador e entusiasmo contagiante foram fundamentais para que este trabalho fosse efetuado com sucesso.

A meus chefes Andrea Dias e Fernando Santos, que ao longo do MPA tiveram uma compreensão que eu jamais teria. Ao Gustavo Freitas, que me “empurrou” para o MPA. E a todo o pessoal da CREDICARD, que deu suporte técnico e acompanhou com sincero interesse todas as etapas do Curso e da Monografia.

Às colegas de turma Alessandra Ginante e Ana Cristina Salzano, pelo incentivo, amizade e bom humor que amenizaram momentos difíceis e divertiram momentos leves.

A meus Pai & Mãe, que ao longo deste trabalho completaram Bodas de Ouro, pela confiança, estímulo e fé constantes, exemplares e inigualáveis. E, claro, pelo Amor e estóica paciência.

Aos Amigos, que embora acreditando que eu utilizasse os estudos como álibi para dar vazão ao prazer do isolamento, sempre insistiram em manter um saudável contato.

Aos Professores João Carlos Douat e Silvia Pereira de Castro Casa Nova, membros da Banca Examinadora, por terem atendido ao convite para desempenhar este papel, dispondo de seu tempo e conhecimento para analisar este trabalho.

Ao Corpo Docente e Funcionários da Fundação Getúlio Vargas, que fazem com que me orgulhe tanto de mencionar o nome da Instituição como de pisar em suas instalações.

Todas estas pessoas reforçam minha crença no ditado: “o maior ativo que alguém pode ter são pessoas que acreditem em sua capacidade”.

(set/2005)

2 comentários:

  1. Ao ler seus agradecimento, criei uma imagem do teu cotidiano e me vi em você.
    Abri o seu trabalho apenas para ganhar inspiração que, após dois anos e meio de estudo, trabalho e poucas horas de sono, já não me veem como em outrora. Ganhei mais que inspiração...
    Parabéns por ter escolhido a segunda para escrever o seu trabalho.

    Matilde Fernandes - Roraima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Matilde (também tenho "Fernandes" no sobrenome!).
      Compreendo bem seu momento. Quando estava nesta batalha para escrever a Tese, uma Amiga Psicóloga que também já tinha passado por isto comentou comigo:
      - "Tese é Encosto..."
      Nunca esqueci. E com todas as pessoas com quem comentei, jamais encontrei uma única que discordasse!
      Força para você, pois estas dificuldades passarão mas seu Orgulho com seu próprio esforço permanecerá.
      E por favor avise quando for defender sua Tese / Dissertação: aprendi a gostar de assistir tais apresentações!

      Excluir