segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lavando as calcinhas

A quase nonagenária Tia Y foi casada durante alguns anos, há mais de 60 anos. Certa vez enquanto eu ainda era criança ouvi alguém perguntar a ela:
- “E aí, vai casar de novo?”
Adorei a irreverência da resposta:
-“Eu não. Estou cansada de lavar cueca de Homem!”

Pensar neste comentário ao longo dos anos acabou por me levantar uma questão.

Especulo que atualmente a grande maioria das Mulheres - se não todas - lavem suas calcinhas durante o banho, ao contrário dos Homens que colocam suas samba-canções na máquina de lavar.

No entanto, em rápida enquete familiar que realizei, constatei que minhas Avós não tinham este hábito.

Decobri ainda que são as Mães que ensinam este ritual a suas Filhas. Mas as Mães que hoje têm 70 anos não aprenderam isto com suas próprias Mães.

Tal especulação nos leva a estreitar uma período para o início do hábito: nos anos 40 as calcinhas usadas iam para as aias, amas, lavadeiras, governantas e afins; mas nos anos 70 já eram lavadas por suas próprias usuárias.

Não consigo ir além deste ponto no raciocínio. O que aconteceu neste período para que as Mulheres desenvolvessem este hábito? Seria um obscuro efeito colateral das queimas de sutiãs?

A disseminação das máquinas de lavar nos anos 60 não levou as Mulheres a tirarem a mão da massa. O que ocorreu, então? O que levou as Mulheres da geração de minha Mãe a desenvolverem este procedimento?

Espero não ser esbofeteado na pesquisa de campo que planejo efetuar para deslindar este mistério. Tudo em prol do conhecimento!

(jul/2010)

Um comentário:

  1. bolan,

    O turning point foi a máquina de lavar. Nenhuma mulher poe calcinha para bater na máquina; destrói os tecidos mais delicados...


    Já cueca, se tiver tecido delicado é um outro problema.

    ResponderExcluir