quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visitas no Hospital

Em nov/00 fiz uma operação de hérnia inguinal na Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro. Foi uma laparoscopia onde se injeta ar na pança do indivíduo, que incha como um balão (-"Seu saco ficou parecendo um melão!", me disse animadoramente um Primo Médico que assistiu à intervenção). Com isto os órgãos internos se descolam ligeiramente uns dos outros, e quando este ar é retirado eles reassumem posições e pontos de contato que não são exatamente os mesmos nos quais estiveram arranjados ao longo dos (neste caso) 44 anos anteriores. Resultado: dores PAVOROSAS nas horas e dias seguintes à operação enquanto os órgãos se rearrumam. Para que se tenha uma idéia, eu nem mesmo conseguia espirrar: quando um espirro vinha e começava, o organismo "desistia" no meio, tamanha era a dor na barriga; e ficava um meio-espirro, só a primeira metade, um espirro broxado.

No pós-operatório, meu Quarto na Casa de Saúde parecia uma festa: ao pé da cama, cerca de 12 ou 15 familiares conversavam animadamente enquanto eu no leito me contorcia de dores na barriga. Me senti em um velório - o meu próprio! -, quando as pessoas aproveitam o encontro inesperado para colocar as conversas em dia. Só faltava o whisky.

O pior foi quando um compadecido membro da Família acercou-se de minha cabeceira e me falou, compreensivo e complacente:
- "Se estiver com gases, peide à vontade, não faça cerimônia por nossa presença..."
Porra, quanto carinho e consideração para comigo! Eu efetivamente ESTAVA cheio de gases, mas evidentemente não iria metralhá-los diante dos outros. A barriga doía, e eles então SABIAM que eu estava mal!

A partir de então decidi que eu JAMAIS iria visitar outras pessoas no Hospital.

Em outubro de 2003 nasceu Maria, filha de MFF (vide texto "Welcome Maria") e o pessoal da Administradora onde eu trabalhava organizou uma visita à nossa Companheira de Trabalho na Maternidade. Comentei então minha história traumática com nossa Chefe ADM, explicando porquê eu não iria. Mas ela respondeu:
-"Você tem inteira razão, não se deve visitar pessoas no Hospital... EXCETO no caso de nascimento de Bebês! Na Maternidade o Bebê está limpinho, o quarto arrumado, a Mãe não tem nada para fazer. Em casa é uma bagunça!, é ela quem vai dar os banhos, arrumar a casa, fazer o café, tentar encontrar as coisas... Visita a recém-nascido se faz no Hospital, e não na casa da pessoa."

Faz sentido!

(ago/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário