sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A vida útil das baterias

Os celulares estão ficando com tantos “gadgets” dependurados, que a vida útil das baterias está retornando ao que era no início de sua era. Lá pelo final dos anos 80 tínhamos que sair não somente com o celular “tijorola”, mas também com uma bateria reserva, pois elas duravam somente algumas horas e você ficaria na mão se não tivesse uma “spare”. Bem, atualmente estamos quase de volta a estes tempos.

O falecimento da bateria de um celular LG com apenas 10 meses de uso me levou (furioso) à Rua Santa Ifigênia, no centro antigo de São Paulo. Quem não conhece esta região deve se programar para visitá-la: me senti em Hong Kong, tamanha a quantidade de eletrônicos, computadores, celulares e equipamentos de som e luz empilhados e espalhados por toda a rua e adjacências. Tem de tudo, e a todos os preços e qualidades.

Como diferenciar uma bateria original de uma de “primeira linha”, ou segunda, ou terceira? O jeito de aprender é conhecendo. E visitei uns 50 muquifos, examinando cuidadosamente cada bateria que me ofereciam com meus óculos de leitura com 1,5 grau.

Conversando com os vendedores-especialistas e lendo os manuais dos celulares, acabei por aprender diversas recomendações sobre a vida útil das baterias, que aqui compartilho:

- Não acredite em quem diz que “agora as baterias não têm mais efeito memória”: elas têm, sim, sejam de Lithium, Nióbio, Íon, Condomium ou whatever. Assim, ao utilizar uma bateria, espere sempre que ela chegue ao esgotamento (indicador de “bateria fraca”) antes de recarregá-la.

- Ao recarregar, recarregue TODA a bateria de uma vez. Não ficar dando mini-cargas, que só deixam a bateria “mal acostumada”e “preguiçosa”.

- Não deixe a bateria conectada ao carregador após estar cheia. Isto faz com que ela “inche”, e a estraga em prazo curto. Ou seja, não deixar a bateria carregando overnight, e sim acompanhar a carga.

- É melhor recarregar com o telefone desligado.

- Na primeira e segunda cargas, deixar carregar por 6 – 8 horas, mesmo que antes disto o painel acuse “carga completa”. Somente nas demais cargas desligar imediatamente após estar “fully charged”.

Não sou nenhum expert em baterias, mas ouvi estas diretrizes de diversos vendedores diferentes. Tudo é bastante óbvio e intuitivo, e certamente mal não faz. Também li coisas parecidas nos manuais. É claro que estes procedimentos dão trabalho, e a decisão é sua; se preferir, você pode levar uma bateria de reserva. Neste caso, bem-vindo aos anos 80!

(ago/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário