terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pontualidade


Duas citações do Professor Mario Sergio Cortella (a quem agradeço o envio dos 2 volumes de “Pensar bem nos faz bem” dedicados e autografados):

- “A Pontualidade é um crime sem testemunhas.”
(dito popular)

- “Pontualidade é a coincidência de duas pessoas chegarem com o mesmo atraso.”
(Leon Eliachar)

De Jim Butcher:
“Pontualidade é o que as pessoas fazem quando não têm nada melhor para fazer.”

Provérbio (inglês?):
“A Pontualidade é uma cortesia dos Reis, e uma obrigação dos educados.”

(out/2013)

Um comentário:

  1. Desde muito cedo aprendi a respeitar horários. Vivi alguns anos fora, onde o considerado educado é respeitar horários. Cada vez que organizo um jantar ou um almoço tenho o cuidado par que tudo fique pronto a tempo.
    Certa vez no cabeleireiro, chegou uma cliente americana que havia marcado hora para fazer unhas de acrigel. Assustada pq não havia ninguém para atendê-la, e ninguém falava inglês, ela não sabia o que fazer.
    Não costumo me envolver, mas fiquei penalizada pela situação e me predispus a ajuda-la, dizendo que as manicures estavam atrasadas e que ela teria que aguardar. Ela estupefata me perguntou pq outras manicuras não poderiam atendê-la. Eu tive que explicar que as clientes estavam atrasadas também e que aqui no Rio ninguém chega na hora. Me senti envergonhada.
    No dia do meu casamento avisei a todos que eu estaria na hora. Considero falta de respeito e descaso com as pessoas que chegam e se organizam para cumprir horário. Não faz sentido ficar de pé horas a fio esperando uma noiva que se acha especial e resolve deixar os avos e tias idosas esperando. Na minha concepção isso é grosseria.
    Mas sou da época de que gentileza gera gentileza.

    ResponderExcluir