quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Eu Não Quero Que Você Me Conheça


Quando este Blog foi criado há 40 meses, pensei em mantê-lo anônimo e estreá-lo com um texto “Eu Não Quero Que Você Me Conheça” como primeira mensagem. A idéia (*) essencial era que o essencial são as idéias, e não a pessoinha que as escreve. Assim abrigado, este espaço evitaria distrações, cobranças ou melindres do tipo “ah, então quer dizer que o Airulopoda pensa assim...”

Não faz a menor diferença quem é a pessoa que está por trás das palavras. O que é importante é o Mundo das Idéias; a abstração, o debate. Para meu pavor, aumenta progressivamente a intromissão das pessoas na vida alheia, a capacidade dos serumanos de se julgarem no direito de se imiscuirem na vida dos demais, se considerando no direito de julgar e condenar sem considerar que os outros também têm direito às suas opiniões - possivelmente muito mais racionais e embasadas!

Gente burra cujo único mérito é uma capacidade de espernear em voz alta até que suas idéias estúpidas encontrem eco em ouvidos igualmente estúpidos, e com a mesma capacidade de gerar eco. O “politicamente correto” ameaça atrofiar as cabeças pensantes deste País a médio ou mesmo curto prazo. Recentemente comecei a perguntar a um grande Pensador:
- “O quê o Senhor acha...”
- “Eu não acho nada!”, interrompeu o Sábio. “O último sujeito que achou alguma coisa foi encontrado trucidado vários dias depois. Eu não acho mais N-A-D-A!”

Idéias, abstrações, debate; é só isto que importa. A autoria só serve para vaidades, melindres, patrulhas e caça às bruxas.

Eu não quero que você me conheça.

(jan/2014)

(*) Nota: um novo ano se inicia, mas este espaço se recusa a ceder à mediocridade da reforma abortográfica, conforme o manifesto “A Inveja É Uma Reforma Abortográfica” de março / 2012 (http://www.umpandaemsaturno.com/2012/03/inveja-e-uma-reforma-abortografica.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário