sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Terno e Gravata

Curioso como as pessoas podem se curvar à Moda sem colocar um pingo de gosto pessoal ou uma gota de bom gosto no que quer que seja que ela dite.

Quando os paletós de ternos tinham apenas 2 botões, rezava (ou melhor, ordenava) a Moda que o botão inferior ficasse aberto. Quando tais jalecos passaram a dispor de 3 botões, o mesmo mandamento se manteve, agora com os dois botões superiores fechados mas mantendo-se o inferior aberto. Até mesmo quando se arriscou um quarto botão nos blazers, o inferior teimava em permanecer aberto.

Ora, tal Moda é simplesmente PAVOROSA! Paletós-jalecos-blazers com o último botão aberto sempre me deram a impressão de asas de uma barata, fechadas em cima e abertas em baixo. E pior, de falta de personalidade, pois todo mundo usa tal medonhice e ninguém questiona o motivo; ninguém enfrenta as convenções. Jamais vi alguém (que não eu mesmo) com o último botão fechado - e ainda se alardeia que a escravatura foi abolida...

Qual o motivo desta "moda"? Simplesmente para que gordos e barrigudos possam ficar mais relax e à vontade! Convenhamos, isto é nivelar por baixo. Literalmente!

Portanto, se você não é pançudo, tem algum bom gosto e também um mínimo de personalidade própria, convoco-o a fechar as asas da barata, ooops, a fechar o botão inferior de seu paletó!

O mesmo se dá com as gravatas. De repente a moda ficou sendo gravatas listradas em diagonal. Todas iguais, só mudam as cores. Ora, gravatas com litras diagonais são igualmente HEDIONDAS! Você vai a um evento qualquer, por mais chique que seja, e TODOS estão usando gravatas com a mesma estampa! Parece uma vitrine das Camisarias Colombo!

Ou então gravatas brilhantes, atualmente igualmente comuns tanto em Casamentos como em vitrines da Square Modas. Que fim levou a personalidade , o bom gosto, ou simplesmente o gosto pessoal?

Eu, hein...

(ago/2010)

2 comentários:

  1. caraca marcio, seu comentário não podia ser mais pertinente. a moda agora é ter paletós com botoes de verdade nos punhos, e manter o último botão desabotoado.

    acredite se quiser...

    ResponderExcluir
  2. Já ouviu falar em etiqueta??? Pelo amor de Deus. Brasileiro já é sem educação e você ainda escreve isso???

    ResponderExcluir