sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cavalheirismo

Todos os Homens deveriam ser adeptos do Cavalheirismo. Não se trata de "superioridade", "menosprezo" ou qualquer outro sentimento negativo: Damas são por definição femininas e delicadas, e pequenas gentilezas jamais serão demérito.

Algumas cortesias são facilmente justificáveis e aplicáveis. Por exemplo, em um livro de Etiqueta (creio que da Claudia Matarazzo) é recomendado que "se você estiver no banco da frente de um carro e houver uma Mulher no banco de trás, nem pergunte: feche imediatamente sua janela!". É claro!

Como sentar à mesa? Simples: a Mulher fica com a melhor vista. (A vista do Homem é a Mulher.)

Ao caminharem juntos, o Gentleman deve sempre ficar do lado externo da calçada. E abrir as portas para as Senhôras chega a ser um carinho sem contato.

Jamais olhar para outras Mulheres quando estiver acompanhado por uma, mesmo que seja sua Avó gorda. A Gostosa (ou nem tanto) que está sendo esquadrinhada por seu olhar perscrutador não sabe qual sua relação com sua Acompanhante, e sempre ficará em uma posição de superioridade ("mesmo acompanhado, ele me examinou!"); conseqüentemente, a Dama a seu lado ficará em situação de inferioridade perante o Biscate, o que é indigno para um Gentil-Homem.

Mulheres não devem (ou não deveriam) se sentar nas pontas de mesas. Algumas no entanto consideram isto pura baboseira; ok, não vamos brigar por causa disto. Mas em aviões ou ônibus, irão sempre na janela! (Vi um filme onde um personagem observava que jamais iria se casar porque gostava de sentar na janela - um argumento perfeitamente compreensível, justificável, lógico, aceitável e válido).

O Homem paga a conta, não interessando se ela é 3.000 vezes mais rica do que você, e ainda por cima você está desempregado. Se vira; antes de tudo, você é um Cavalheiro!

É claro que, como costumo observar, "para o Homem ser um Cavalheiro é necessário que a Mulher seja uma Dama"...

(set/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário