terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jardim Zoológico

Desde criança sempre fui encantado por animais e pelos Jardins Zoológicos. Visitar um Zoo é um programa que nunca recusei, principalmente em viagens a países longínquos, quando temos a oportunidade de apreciar animais muito diferentes daqueles aos quais estamos habituados.

Eu sempre ficava preocupado por ver os bichos entristecidos, sorumbáticos e taciturnos; mas dentro de minha cabeça pequena achava que era o sacrifício de poucos para a felicidade de muitos. Quantas crianças como eu não ficavam felizes e aumentavam seu conhecimento sobre nosso Mundo com aquelas excitantes visitas aos Zoológicos? Me sentia um pouco mais conhecedor deste Planeta, de como ele funciona e como são nossos companheiros de jornada. Aqueles animais ficarem tristes seria um preço relativamente baixo para que milhares de outras pessoas como eu se sentissem mais integradas, conhecedoras e participantes.

Mas os anos passaram, eu cresci e deixei (em parte) de ser Criança, e também o Mundo mudou. Hoje temos televisões espetaculares, câmeras de vídeo com zooms inacreditáveis, documentaristas com todo o tempo e recursos do Mundo, altíssima definição, 3-D. Temos reservas florestais visitáveis, e documentários sobre animais que trazem uma quantidade de informação ao natural da qual jamais poderemos nos aproximar observando melancólicos prisioneiros perpétuos inocentes dento de jaulas gradeadas.

O Mundo evoluiu muito, e eu espero ter evoluído um pouquinho também. Os fantásticos documentários atuais sobre animais fazem com que a existência de Zoológicos tenha perdido totalmente o sentido. Sim, continuo gostando de visitar os Zoos, mas todos temos que aprender a passar por cima disto. Precisamos nos desapegar deste nosso passado animal e inumano. Precisamos aprender a dizer "não" para nós mesmos. Se nossas vidas são tão vazias a ponto de necessitarmos animais em jaulas para torná-las mais palatáveis; se nossas cidades são tão cinzas que precisamos do colorido de feras e pássaros encarcerados; bem, cabe a nós mesmos mudarmos nossas vidas e cidades, e isto não pode ser feito às custas da Liberdade de Outros.

Os Jardins Zoológicos são feito do mesmo material que entope e entulha nossas casas: o apego a coisas que já se foram.

Let go.

(set/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário