quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Porta de Saída

Uma das maiores paixões na vida de boa parte dos Homems é seu time de Futebol, e comigo não foi diferente. Eu era criança, e invariavelmente andava - ou melhor, corria - pelas ruas de Copacabana com o uniforme completo do Vasco: camisa, calção, meião e tênis. Tinha a camisa branca e a preta, o calção branco e o preto, tinha meiões brancos, pretos, zebrados e cinzas. Meu uniforme preferido era o totalmente preto,"de gala", camisa, calção e meião "all blacks". Jogávamos futebol quase todos os dias no playground de meu prédio na Rua Xavier da Silveira, sendo estas as minhas melhores lembranças da infância - daí eu não entender vizinhos que não gostem de crianças jogando bola no pátio do prédio, o que me parece coisa de espírito-de-porco-de-mal-com-a-vida. Mesmo não tendo filhos, sempre defendo em reuniões de condomínio que as crianças possam jogar futebol nos prédios: o que pode ser mais saudável do que isto? Mas a mediocridade avança, e as interferências destrutivas na vida alheia também; "o Homem é o Lobo do Homem".

Até os 14 anos eu JAMAIS tinha visto o Vasco da Gama ser Campeão no futebol; Campeão de nada! Meu primeiro título carioca ocorreu em 1970 (anteriormente o Vasco tinha sido campeão em 1958, mas eu tinha então apenas 2 anos de idade e não tinha qualquer entendimento). Mesmo assim, nos anos 60 eu andava - corria - célere pelas ruas, completamente uniformizado. E feliz.

Isto demonstra que independentemente dos resultados, eu sempre me orgulhei de meu Time. Entendo que seja assim com todos os torcedores, e por isto não entendo brigas entre torcidas. A principal função de um time de futebol é (ou deveria ser) deixar as pessoas orgulhosas e felizes, e não belicosas. Sou invadido por uma alegria infantil ao ver alguém na rua com camisa do Vasco, e sempre lhe profiro um -"Vascão!". Mesmo sendo um torcedor de qualquer outro time que esteja uniformizado, sempre lhe observo com admiração esta bela exibição de um orgulho que vem da infância.

Há todavia um porém. É possível que saiamos pela mesma porta pela qual entramos; e neste caso, o Vasco está desde 2003 sem ganhar nada (convenhamos, título da 2ª Divisão não conta). Em 2011 já serão 8 anos. É possível que, saindo pela mesma porta em que entrei, eu novamente esteja passando 12 anos andando com a camisa do Vasco e sem vê-lo ganhar nada. E neste caso, quando ele ganhar um título - o que se daria em 2015 - eu já esteja vivendo meus derradeiros 2 anos, gagá e senil, e sem qualquer entendimento...

(set/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário