sábado, 22 de janeiro de 2011

Desafio à Não-Interferência

Deus existe? Ou: Deuses existem?
(Para simplificar, seguimos apenas com a 3ª pessoa do plural.)

São 3 as alternativas de resposta a esta pergunta:
- não existem;
- existem, mas não interferem em nossa existência;
- existem, e interferem em nossa existência.

A primeira e a segunda opções têm o mesmo efeito prático em nossas vidas, e portanto é possível reduzir as respostas a somente duas:
- existe interferência divina em nossas existências; ou
- não existe interferência divina em nossas existências.

Upesa sentia cansaço e desgosto com a convivência com os demais lobos de sua própria espécie, e não tinha maiores interesses em prolongar a experiência caso não recebesse uma manifestação positiva da existência de Algo muito além do mundano.

É claro que tal manifestação jamais seria física, explosiva, espetacular ou milagrosa, mas sim extremamente sutil, de delicadíssima percepção. No entanto, o desafio proposto teria que ser muito grande para chegar a chamar a atenção e causar a movimentação de algo tão colossal como uma Divindade.

Upesa conjecturou longamente, e encontrou o projeto adequado. Lentamente o colocou em prática. Foram muitos anos de um delicadíssimo confronto; afinal, a não-interferência – qualquer que fosse a causa – traria conseqüências desastrosas. Mas uma vez que seu foco era somente aquele esclarecimento, não fazendo diferença um eventual desastre caso ele fosse negativo, teimosa e insistentemente Upesa seguiu em frente.

E assim finalmente conseguiu a resposta que todos procuravam.

(jan/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário