Pelo lado da Mãe, os dois Avós eram mineiros. Esta Avó, descendente de espanhóis, se chamava Maria Laura; e por ser a Neta mais velha neste lado da Família, seu nome foi uma homenagem a esta Avó, e ela foi batizada Laura Maria.
O tempo passou, e eventualmente os Avós paternos não atingiram a longevidade mais do que centenária da Avó materna que lhe deu o nome.
Quando a Avó Aurora se foi, um Primo que tinha a mesma ascendência propôs uma homenagem aos Avós em comum:
- “Nosso Avô chamava nossa Avó de ‘Lola’ ou de ‘Lolinha’. Agora que os dois se foram, ficamos nós para manter a tradição: em homenagem a eles, eu não vou mais te chamar de Laura, mas sim de ‘Lola’. Ou às vezes de ‘Lolinha’”.
A homenagem “pegou” entre os dois primos, e passados muitos anos ele só a chama de ‘Lola’ ou de ‘Lolinha’. Às vezes, com o mesmo intuito das brincadeiras provocativas de criança de quase meio século atrás, o Primo a chama até mesmo de ‘Lolota’ (ela fica uma arara!).
E com isto seu nome se tornou uma linda homenagem a ambas as suas Avós.
(nota – os personagens mencionados nesta história estão assinalados na figura abaixo em amarelo)

Maravilhoso!
ResponderExcluirMuito obrigada pela linda homenagem. Me faz sentir profundamente na essencia, quem sou eu!
Eu te amo muito tambem.
Muitos beijos,
da sua,
Lolinha
lindaaa homenagem....adorei a parte da arara..bjs para vcs irmãos de alma...além de primos de vida...bjs
ResponderExcluir