terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dois Beijinhos

Uma das muitas diferenças regionais que Cariocas que moram em São Paulo (e Paulistas que moram no Rio) enfrentam é o ritual do(s) beijinho(s) ao cumprimentar alguém de outro sexo: no Rio se dá 2 beijinhos, e em São Paulo se dá 1.

O inconveniente do descasamento neste procedimento aparentemente simples é que quem se prepara para dar 2 beijinhos acaba ficando com a cara no ar (e ainda fazendo beicinho para o éter) quando o outro já se virou e se afastou, pois para ele o cumprimento já acabou. É uma sensação desagradável: quem beija o ar fica com uma ridícula cara de tacho - e com biquinho!

Mas a coisa é simples, ou deveria ser: “em Roma, faça como os romanos”. Morando em São Paulo, eu naturalmente assumi que deveria passar a dar apenas 1 único e singelo beijinho na saudação. E assim eu fiz.

Até que...

Um dia levei um tremendo ESPORRO de uma Carioca que foi me dar o segundo beijinho e ficou com a cara parada no ar:
- “COMO?!? TÁ DANDO SÓ UM BEIJINHO? VOCÊ VIROU PAULISTA? TÁ TRAINDO AS RAÍZES? Etc, etc, etc”

Bem, ficar fazendo biquinho para o ar é melhor do que levar esporro público, de forma que voltei a dar os dois beijinhos mesmo estando em Roma. Ao menos assim quem fica com a cara de tacho sou eu, e não a Dama...

(dez/2010)

Um comentário:

  1. Adorei esse post, mas isso depende mesmo, no Rio são 2 beijinhos aqui no ES são 3!

    ResponderExcluir