segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Citações de Filmes


Algumas entre as muitas frases que me marcaram no cinema. Evidentemente não é feita menção a JOE VERSUS THE VOLCANO, ou seria necessário transcrever o roteiro inteiro do filme!

FLATLINERS (1990)
(“Linha Mortal”, com Julia Roberts, Kiefer Shuterland, Kevin Bacon, William Baldwin, etc)

Um diálogo ouvido há quase 25 anos, e nunca esquecido.
Uma Senhora está em seu leito de morte no Hospital, vivendo seus últimos dias – e sabe disto. Alguma Enfermeira vai confortá-la, e acontece a seguinte conversa:
- “Espero morrer em uma segunda-feira”, diz a Moribunda.
- “Por quê?”, fica curiosa a Enfermeira.
- “Porque nas terças os enterros são mais baratos!”

RED (“Retired Extremely Dangerous”) 2 (2013)
(“Aposentados e Ainda Mais Perigosos”, com Bruce Willis, John Malkovich, Helen Mirren, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones, etc)

Helen Mirren está nada menos do que MARAVILHOSA neste filme, aos 69 anos dando de 10 a 0 em Cathy Zeta aos 45 (bem, talvez 10 a 1). A cena do espião russo bebedor de vodka apaixonado desde a juventude por ela, que é uma espiã inglesa do MI-5, cheirando extasiado o chulé de suas botas é impagável! (No primeiro filme ficamos sabendo que ele se apaixonou loucamente quando ela lhe deu um tiro precisamente entre as costelas, evitando matá-lo). E John Malkovich está HILÁRIO em todas as suas (muitas) cenas.

Dois momentos marcantes.

Helen Mirren foi contratada pela CIA para exterminar os ex-agentes (aposentados extremamente perigosos) Bruce Willis e John Malkovich, que estão acompanhados pela “civil” Mary-Louise Parker, esposa de Bruce. Helen simula o assassinato explodindo um carro com 3 cadáveres dentro. A não-agente Mary-Louise pergunta a Helen:
- “Onde você conseguiu estes 3 corpos?”
A resposta é rápida, seca e prática:
- “Em meu freezer!”

Em um outro momento os 4 invadiram o Kremlin, e se separam. A esposa de Bruce Willis não sabe falar russo, e quando é abordada por um guarda que se interessa por ela, sua única saída é lascar-lhe um tremendo beijo “desentope-pia”. É claro que Bruce e os outros dois flagram a cena, o que leva o Maridão a perguntar (após nocautear o guarda):
- “HEY! What the hell is goin’ on???”
Embora não seja para ele o questionamento, Malkovick faz uma cara de “deixa pra lá” e comenta com um muxôxo:
- “What happens in the Kremlin, stays in the Kremlin!”

ESCAPE PLAN (2013)
(“Rota de Fuga”, com Stallone, Schwarzenegger e o ‘Jesus Cristo’ Jim Caviezel)

Stallone e Schwarza estão presos em “the most secure prision ever built”, e evidentemente precisam criar um jeito de fugir. A alturas tantas eles simulam uma briga entre si bem no meio dos demais presidiários e guardas mascarados (todos adequados à “most secure prision ever built”). Depois de levar um soco, Arnold se volta para Stallone, dá um risinho e provoca:
- “You hit like a Vegetarian!”

(SP, set/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário