quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Assim caminha a Humanidade

Saio (sempre) a pé pelas ruas. Alguns carros desrespeitam o sinal vermelho. Alguns ciclistas em alta velocidade – inclusive nas esquinas! – quase me atropelam. Tenho que andar com cuidado, temeroso, esquivo. Ou então alguns atletas passeando com seus pitbulls e rotweillers, me forçando a desviar, sair da calçada e andar pela pista de rolamento. Quem é estúpido de passar junto a um doguinho destes?

Saio (muito) de moto. Alguns carros mudam repentinamente de faixa, sem aviso ou lógica alguma. Algumas pessoas atravessam as ruas fora da faixa de pedestres, uma baderna total colocando a si e aos motociclistas em perigo. Algumas bicicletas ziguezagueiam pela pista. Outras motos forçam a barra. Se não zunir entre os carros, você é um empata-foda.

Saio (pouco) de carro. Engarrafamentos intermináveis. Algumas motos tiram finos, forçam a barra, se sentem no direito de fazer qualquer coisa, inclusive e principalmente desrespeitar as leis da civilidade. Alguns pedestres no meio da rua não esperam o sinal fechar para atravessar, e muito menos vão até sua faixa de direito e dever. E ultimamente alguns ciclistas “descobriram” que se andarem pelo meio da rua atrapalhando o trânsito se tornarão tão civilizados como os holandeses, ou então receberão por osmose e milagre uma milenar cultura chinesa.

Algumas pessoas estragam a vida de muitas, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Assim caminha a Humanidade.

Ao menos em nosso País.

(jan/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário