quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A maior invenção

Sempre aparecem pesquisas e questionamentos sobre qual seria a mais importante invenção da História. A tendência sempre é que inventos mais recentes sejam considerados mais importantes (algo como o pífio ciscador Ronaldinho Gaúcho sendo considerado um ótimo jogador de futebol; mas isto já é uma outra história...). Assim, Celular e Internet têm sido a “bola da vez” nas respostas a esta pergunta. E a Roda sempre foi um “all-time favorite”.

Li certa vez que a mais importante invenção seria o Elevador. Graças a ela, prédios altos puderam ser construídos, o que gerou concentração de habitantes nas grandes metrópoles, migração do campo para a cidade, e como conseqüência TODAS as demais invenções. Belo ponto.

Naci em um mês de junho. Com 6 meses de idade enfrentei meu primeiro verão, e fiquei com um “colar” de brotoejas em torno do pescoço, uma crosta contínua que descia até a metado do peito. Levado ao médico, foi diagnosticada uma alergia ao calor; a solução seria levar o pimpolho para uma estação de águas. E assim lá foi marcinho passar 3 meses na casa de sua (hoje centenária) tia-avó em Cambuquira (MG).

Um ano depois, novo verão e a volta do colar de brotoejas. Nova ida ao médico, e o mesmo diagnóstico: o menino é alérgico ao calor! Meu Avô solucionou o problema: comprou um dos primeiros aparelhos de ar condicionado, que à época precisavam ser importados sob encomenda. Desde então passo os verões quase que dentro de uma bolha.

Eu posso passar sem celular. Posso passar sem Internet. Posso passar sem Elevador. Até mesmo sem a Roda.

Mas não vivo sem Ar Condicionado...

(jan/2010, verão)

Um comentário:

  1. para mim, invencao mesmo foi a caneta bic. essa serviu de base para muita ciencia...

    ResponderExcluir