quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Carta a Francisco

Caro Francisco,

você está passando por uma situação que vai marcá-lo pelo resto de sua vida: o momento de escolher seu Time de coração. Eu também passei por isto quando tinha a sua idade, e vou contar como foi comigo.

Quando eu tinha uns 7 anos, a sua idade hoje, Meu Pai e meu Avô eram torcedores do mesmo time, lá no Rio de Janeiro (o Vovô inclusive tinha sido Presidente deste time!). Mas eu torcia por um time diferente do deles...

Um dia ganhei um boné de plástico rígido gravado com o escudo e o nome do time do Papai em alto relevo. Não sei se foi exatamente por isto, mas naquele momento decidi mudar e passar a torcer pelo mesmo time do Papai – eu não sabia naquele momento, mas esta foi a melhor decisão de minha vida!...

Ao longo do tempo, às vezes um time vai ser o melhor da cidade, depois vai ser um outro, e mais tarde um terceiro. Às vezes, o time que escolhemos passa um loooongo tempo sem ganhar Campeonato nenhum – quanto sofrimento... Depois ele passa a ganhar, e que alegria! Mas é por isto que vamos toda vez trocar de time? Vamos passar a vida correndo atrás do melhor, e depois do outro, e do outro?

Não!!! O que nos leva a eleger uma equipe e torcer por ela até o fim de nossos dias é o Amor. A decisão que tomamos na infância vai nos acompanhar pelo resto da vida. Você agora ainda é Menino, mas vai ser grande, vai ser adulto, vai ser do meu tamanho e do tamanho do seu Pai, e do seu Avô, e o time que você escolher agora estará te acompanhando por todo este tempo – por toda a sua vida, o que é tempo prá burro!

Então, como escolher? Meu conselho é: O Melhor Time Do Mundo é O Time Do Nosso Pai. A grande alegria que existe é ir junto com ele ao Estádio, torcer junto, sofrer junto, comemorar junto, se decepcionar junto, se emocionar junto. Como isto aproxima Pai & Filho! Como é bom torcer pelo mesmo time que nosso Pai!

Seu Pai é muito bom, e deixa que você escolha seu time. Eu não seria tão bonzinho com meu Filho, e não deixaria ele escolher – porque sei das milhares de alegrias e emoções que viveríamos juntos com ele torcendo pelo mesmo time que eu, e sou egoísta para querer viver isto com ele. Ele não diz nada, mas lá no fundinho eu tenho certeza que seu Pai adoraria se você também torcesse pelo mesmo time que ele!

Na minha opinião, o melhor e mais bonito presente e agradecimento que você poderia dar a ele é este – e mais, é um presente válido para a vida inteira. E que vale para você também!

Que esta carta fique em segredo entre nós dois. Mas faça seu ao Pai uma surpresa: qualquer dia, chegue para ele e diga:
- “Papai, decidi que vou torcer pelo mesmo time que você. A vida toda!”
Ele pode tentar disfarçar, mas preste atenção na emoção bem lá no fundo dos olhos dele...
(Em seguida, peça de presente uma bandeirona. E um uniforme!)

E quando seus amigos vierem te zoar porque seu time perdeu, lembre-se: derrotas passam, más fases passam, até amigos passam; mas teu Pai estará sempre a teu lado, pelo resto da vida. Na torcida!

Seja feliz!

(fev/2005)

2 comentários:

  1. Na verdade, eu escrevi "que esta carta fique em segredo entre nós" para que o Francisco pudesse trocar de time sem ter que dizer para o Pai que foi por causa de uma carta... Mas ele não trocou de time, e ainda comentou:
    - "Papai... o Marcio é maluco?"

    Anos depois, ao reler esta carta, o Pai dele comentou:
    - "Os argumentos são muito bons, concordo com eles, mas estão ao além da compreensão de uma criança. Relendo a carta cheguei à conclusão que é o PAI quem deve trocar de time, para vivenciar tudo isto com o Filho..."

    ResponderExcluir