quinta-feira, 17 de setembro de 2009

(China 2003 – 1 de 3) Acordado quando você estiver dormindo

Dear Friends,
o primeiro semestre de 2003 foi tremendamente importante para mim. Começou com a espetacular viagem ao Deserto do Atacama, e aqueles 20 dias tão magníficos eram um evidente prenúncio de que os meses seguintes seriam punk. Não deu outra: FGV pesadérrima, trabalho muito exigente, distância de tudo e de todos. Junho foi um mês especialíssimo, passei-o dentro de um liqüidificador. Mas felizmente deu tudo certo (ao menos aparentemente), e tenho agora a oportunidade de fechar este ciclo – ou talvez abrir um outro – com outra viagem de sonho. Sigo para a China nesta terça-feira 8 de julho, dois dias de viagem de ida, dois de volta, e dezesseis lá – Paris no meio do caminho é apenas um inconveniente incontornável...

As primeiras experiências da viagem deixam um pouco de apreensão – o inglês não é nada comum, os chineses não fazem fila mas sim se agrupam em bolos em frente a guichês e acessos, até cartões de crédito são dificilmente aceitos, mesmo em Beijing! Mas isto não impede que eu esteja terrivelmente entusiasmado, e ansioso por enfrentar a aventura e o mergulho no passado e em uma cultura tão diferente da que conhecemos. Como sempre, as palavras de ordem são “mochila” e “desasnar”. O roteiro ainda está sendo construído, mas basicamente será:

1) BĔIJĪNG: Ópera de Beijing, Cidade Proibida, Grande Muralha, Dinastia Ming, Pandas, City Tour;

2) HUÁNG SHÃN: Yellow Mountain, a “montanha perfeita”;

3) GUÌLÍN – trajeto de barco pelo Lí Jiãng – YANGSHUÒ: o paraíso dos backpackers;

4) HONG KONG: city tour, "retail therapy", pintar o cabelo e as sobrancelhas de laranja.

XĪ’ÃN e SHÀNGĂI são possibilidades distantes. Dicas são muito bem-vindas. Não sei como será o acesso a e-mail por lá – dizem que até os teclados dos computadores são em pictografos – de forma que peço que mensagens muito pesadas não me sejam enviadas. Quando der, envio notícias.

Saudades e saudações,
Marcio-san

(06/jul/2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário