sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Guedes Guide to Cunha

Seguindo preciosa recomendação de FMartin, passei com AMB um delicioso final de semana em Cunha/SP, na estrada que liga Guaratinguetá a Parati. Ao contrário do que dizem, Cunha NÃO É um lugar para mochileiros e "bicho-grilos": a cidadezinha em si não oferece quase nada, e todas as atrações ficam a uma ou duas dezenas de quilômetros, o que torna a ida de carro praticamente obrigatória. De preferência em algum veículo do tipo "Adventure", pois alguns acessos são em estradas de terra bastante precárias, o que fez meu carro arrastar os fundilhos por diversas vezes.

A distância a São Paulo é de 200km pela Dutra até Guará mais 50km pela vicinal SP171. Na metade destes últimos 50km há um atraente e recomendado lugarejo de lanches e comidas com um deck debruçado sobre uma pirambeira (que só vi de passagem) - creio no entanto que ninguém vá parar lá, dada a proximidade do destino.

A altitude média de Cunha é de 1.000m, e em suas proximidades a estrada é belíssima, serpenteando "in the top of the world". Fora da cidade os celulares não pegam praticamente em lugar nenhum. Não pareceu ser uma região muito propícia para atividades com crianças - verifique com a pousada antes de seguir. Leve dinheiro e cheques, pois cartões praticamente não são aceitos em lugar nenhum.


PASSEIOS

Pedra da Macela - sua companheira vai reclamar (e você vai me xingar) ininterruptamente ao longo dos 2km de subida tremendamente íngreme, mas o visual lá de cima é extasiante: toda a costa norte de São Paulo e sul do Rio, com vista a 1.800m de altitude do topo da Serra do Mar. Uma visão 360º abrangendo Angra dos Reis, Parati, Ubatuba, etc; dizem tratar-se do mais espetacular nascer do Sol no Brasil (caso você esteja disposto a cabritar a pé algo equivalente a 5 vezes a Ministro Rocha Azevedo às quatro e meia da madruga). A saída é do km66 da SP171, em seguida se pega uma estrada de terra (bem ruinzinha) de 4km até a cerca e porteira de Furnas, e aí a pavorosa pirambeira. Leve protetor solar, água, lanche, vinho (e abridor), chapéu e capa de chuva - o tempo muda constantemente nas encostas de montanhas. O programa dura de 3 a 4 horas, e mesmo a descida é difícil.

Cachoeiras do Desterro e do Pimenta - outro clássico da região, mas com uma estadia de apenas 2 dias não houve tempo para conhecê-las. Um circuito de carro de cerca de 17km passa pelas duas cachoeiras. Banhos são permitidos e recomendados, e uma delas tem lanchonete.


POUSADAS

A Pousada dos Anjos (km58 da SP171) é tremendamente aconchegante, decorada com um bom gosto incrível, além de ter uma espetacular, gigantesca e tremendamente aprazível biblioteca / salão de jogos. Os produtos de toilete - sabonetes diversos, shampoo, condicionador, hidratante - são deliciosos, além de disponibilizarem velas e incenso nos charmosíssimos quartos. Tem passeios pelo mata e piscina de água natural com duas deliciosas cascatinhas. O breakfast vai até o meio-dia, e em sua chegada à noite a Kátia te recebe com uma saladinha e sopa preciosas. Sugestões de acomodação: o romântico chalé "Cabana" junto ao lago; chalé "Palafita" para quem é aventureiro; e a "Casa Histórica" para quem vai em mais de 4 pessoas.

A Pousada Shambala (km51 da SP171) tem uma vista espetacular do vale, com uma piscina que toca o Céu sob as vistas de uma deusa hindú, e um charmoso caramanchão com fogueira central abaixo do nível do solo, com redes e espreguiçadeiras à volta. Recomendação de acomodação: os 3 chalés debruçados sobre o vale, com paredes de vidro e hidromassagem private com vista para o infinito.

CERÂMICAS

Cunha é famosa pelas dezenas de ateliês de cerâmica. O Suenaga & Jardineiro tem peças de muito bom gosto e de todos os preços - ideal para levar "lembrancinhas" ou presentear quem quer que seja que tenha bom gosto. O Mieko & Mário é também bastante famoso, com uma linha oriental.

Pesquise as épocas de aberturas de fornos, quando as peças literalmente saem do forno e se tem uma aula do processo de manufatura. Em geral ocorrem em épocas festivas, tipo Carnaval, Semana Santa, aniversário do Vasco, etc.


RESTAURANTES

A região é famosa pelo shitake e shimeji, mas atualmente existem problemas de distribuição; garanta-se visitando um dos (dois) cultivadores. O excepcional restaurante Flor de Sal fica nos fundos do ateliê Cidraes. Converse longamente com o proprietário Caio, um cultivador de cogumelos apaixonado por cozinha criativa, diferente e deliciosa. Siga suas dicas (entrada - um inesquecível escondidinho de shitake e shimeji; sobremesa - salada de frutas em ponche com calda quente e sorvete de lichia). Como main courses recomendo o tornedor gratinado nos cogumelos e também o risoto de shitake e shimeji.

Outro cultivador de cogumelos fica logo no começo da estradinha de terra para a Pedra da Macela. Não houve tempo para visitá-lo, mas parece ser uma excelente opção no retorno da escalada, quando você certamente estará exausto e faminto.

A Pousada Shambala tem um excelente restaurante - converse com a dona Maria Aparecida, um ícone da região - com a mesma vista "breathtaking" dos chalés e piscina. Sugestão: penne com salmão e shimeji, um arraso.


LINKS

www.pousadadosanjos.com.br
www.estalagemshambala.com.br
www.ateliesj.com.br (Suenaga & Jardineiro)
www.portaldecunha.com.br
www.cunha.sp.gov.br
www.cunhatur.com.br


(fev/2008)

Um comentário:

  1. eu fiz a trilha de cunha até parati de bicicleta. bem legal, e fácil fácil - é só descida...

    ResponderExcluir