terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Estranho Caso do Torcedor de Futebol

Recomendo fortemente a leitura do delicioso "O Estranho Caso do Cachorro Morto". Preferencialmente em sua versão original, "The Curious Incident of the Dog in the Night-Time", um livro pequeno e escrito em um inglês muito fácil por Mark Haddon, um especialista em autismo.

Não estou estragando nada ao contar o que acontece na primeira página. O livro é narrado na primeira pessoa por um Autista de 15 anos que encontra o cachorro de uma vizinha morto no jardim, trespassado por um ancinho. Todos desconfiam dele, mas como é inocente o garoto resolve investigar por quê alguém teria matado o cachorro. E sai investigando pela vizinhança. O problema é que ele é Autista!

Não se trata de um livro sobre autismo, mas de investigação, matemática e filosofia. É interessantíssimo ver o mundo pelo ponto de vista do menino. Ele justifica todos os seus comportamentos com impecável lógica, e questiona nossos procedimentos "normais" com profunda argúcia. A alturas tantas você começa a enxergar o Mundo com outros olhos - os olhos do autista - e a questionar uma série de procedimentos habituais que temos.

Me chamou a atenção uma passagem onde ele explica porquê fica triste quando vê três carros amarelos em seqüência, ou então feliz quando vê três vermelhos (ou algo parecido): diz que as pessoas elegem ficar felizes por motivos diversos, como por exemplo quando faz Sol; e que ficam tristes por outros motivos igualmente inexplicáveis para ele, como por exemplo quando chove. Ele não dá a menor importância para estas coisas, e portanto elegeu ficar feliz quando vê 3 carros vermelhos, e triste quando vê 3 carros amarelos. É simples!

Temos o mesmo comportamento no Futebol: quando o time de branco e vermelho faz gol, você fica feliz. E quando o time de amarelo e azul faz gol, você fica triste! Poderia ser exatamente o contrário, não faria a menor diferença.

Futebol é coisa de Autista.

(set/2009)

2 comentários:

  1. Na falta das atividades de caça dos nossos antepassados das cavernas, vcs gritam e urram vendo futebol. Mais um fenomeno antropológico... uau.

    ResponderExcluir
  2. a versão em audio desse livro é bem bacana: é narrada por uma criança....

    ResponderExcluir